s
Insurance technology (Insurtech) concept, Human hand using smartphone.
TENDÊNCIAS

Modelos de seguro por assinatura mudam a cara do mercado

O seguro por assinatura oferece vários benefícios claros para os segurados, incluindo a capacidade de comprar apólices não como produtos distintos, mas como um conjunto de serviços dinâmicos.

Os modelos de assinatura revolucionaram muitos setores, e o seguro deve ser mais um entre eles. Principalmente por fornecem aos segurados mais controle e flexibilidade para alterar suas coberturas conforme suas necessidades. Afinal, a pandemia da Covid-19 revelou que as seguradoras podem — e devem — interagir com os clientes de modo mais ágil e responsivo, e que os produtos devem ser ajustados para refletir o “novo normal”. Ao mesmo tempo, a crise despertou o interesse dos clientes por novas proteções e soluções mais personalizadas e flexíveis que se adaptam às suas necessidades em diferentes momentos.

No Brasil, as primeiras iniciativas surgiram em 2021, praticamente junto com a divulgação, pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), das orientações regulatórias iniciais para o Open Insurance, com previsão de lançamento em 2023. A Kakau Seguros, a BLLU (com a Porto Seguro), a Pier e a Youse foram algumas das pioneiras do seguro por assinatura no país. Depois vieram outras empresas, impulsionadas pelo sandbox regulatório, como a Flix. E agora, a Piquenique entra no segmento com uma proposta diferente: a de clube de assinatura, mas próxima do modelo de operação das incumbents.

O seguro de assinatura oferece vários benefícios claros para os segurados, incluindo a capacidade de comprar apólices não como produtos distintos, mas como um conjunto de serviços dinâmicos. Também coloca o consumidor no controle — atacando uma crítica comum ao setor de seguros – com conselhos e informações disponíveis conforme necessário. Além de serviços personalizados e preços atraentes, os consumidores ter maior de interações e de ter mais dados disponíveis, como demonstrado pelos primeiros adeptos de modelos de assinatura em linhas residenciais e especializadas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar? 

Tendências

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar?...

É importante pensar no assunto, porque esse é o grande desejo dos consumidores segundo a 10⁠ª edição do The Future 100, realizado pelo grupo de publicidade VML

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Tendências

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Relatório aponta tendências que merecem um olhar atento da parte da iniciativa privada e do setor público. Na lista há velhos conhecidos como DeFi, e coisas revolucionárias, como upcycling.

Teses cripto para 2024

Tendências

Teses cripto para 2024

Os últimos 12 meses testaram a resiliência da criptoeconomia, pavimentaram a aproximação com as finanças tradicionais, ampliaram as regulações e abriram caminho para a tokenização de ativos

Fronteiras da tecnologia em 2024

Inovação

Fronteiras da tecnologia em 2024

A criatividade dos investidores de risco corre solta quando se trata de imaginar as novas fronteiras possíveis para a tecnologia em 2024. E há muito alinhamento com os analistas de mercado