The Shift

Medo de burnout? O segredo está nas nanotransições

Levante a mão quem nunca quis se trancar em um espaço da casa e só sair de lá para um cafezinho na cozinha, como se podia fazer no escritório? Todos sabemos das alegrias do trabalho remoto e quanto trabalhadores gostariam de balancear seus dias de forma mais híbridacolaborando para o engajamento. Mas não se pode negar que o trabalho remoto tende a ser menos imersivo (a não ser para quem mora sozinho) e nos faz “pular” entre vários papeis, do profissional ao de pai, mãe, filha, filho, cuidador, entre outros. Pois são justamente essas “quebras” – que levam o nome técnico de nanotransições – que podem nos ajudar a evitar ansiedade e até o burnout, segundo uma pesquisa da Claremont Graduate University, na Califórnia.

O termo “nanotransição” foi cunhado recentemente pela professora associada de Psicologia Maria Gloria González-Morales e sua equipe. As nanotransições são a extensão natural da Teoria dos Limites, que oferece os conceitos de macrotransições (aposentadoria, mudança de emprego) e microtransições (deslocamento da casa para o trabalho e vice-versa) como chave para compreender como as pessoas integram vida e trabalho.

A pesquisa apontou que as nanotransições – que são fluidas e muitas vezes passageiras – ocorrem constantemente em comparação com o que a professora chama de nossa “normalidade anterior”. Uma pessoa que alterna entre o trabalho em sua mesa e a lavanderia ou que resolve tirar um cochilo entre uma tarefa e outra, por exemplo, não faz uso de “espaço e tempo delineados” para o trabalho. Ou seja, o trabalho está “vazando e fluindo” 24 horas por dia.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Se você já recebe nossas newsletters,

preencha seu e-mail que lhe mandaremos instruções

Voltar
Enviar
Opa! Parece que este e-mail não está cadastrado ainda.
Tente novamente ou, se quiser fazer um novo cadastro, clique aqui.

Crie sua senha para o e-mail

e atualize suas informações

Atualizar

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,

e receba nossa newsletter diária.

Voltar

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pronto! Só falta um passo.

Clique no link do e-mail que enviamos para
retornar aqui e finalizar seu cadastro.