Desenvolver um polo de inovaçãona região amazônica, a partir de Manaus, para ajudar a resolver dores como a capacitação empreendedora e a retenção de talentos, sempre tendo em mente a própria sustentabilidade e o desenvolvimento econômico regional, foi o que fez o Apoema Hub abraçar o desafio de olhar para a Amazônia como celeiro de ideias inovadoras nos campos da Bioeconomia e da Logística.
“Entendemos ser um polo importante para ser trabalhado e organizado, como vem acontecendo em Florianópolis e já começa a acontecer também no Rio de Janeiro”, explica Tatiana Fioratti, cofundador e CEO do Apoema.
A tese inicial é aportar capital intelectual e capital semente para a maturação de projetos que priorizem a economia local. Além dos desafios normalmente inerentes ao ato de empreender e inovar, uma dificuldade adicional na Amazônia está ligada à economia extrativista: o valor agregado dos produtos dificilmente permanece na região. O desenvolvimento tecnológico, muito atrelado a recursos de P&D, e à cadeia de logística local, atualmente formada com trajetos de pequenas escalas, grandes distâncias e escassa infraestrutura, impacta negativamente o desenvolvimento da bioeconomia local.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Enquanto o Google recua 0,88% e o ChatGPT cresce 71,9% em 2025, beleza, farmácia, moda e viagens já sentem o impacto de um consumidor que pesquisa por prompts, compara preços via IA e chega às lojas por meio de referrals automatizados
A verdadeira ameaça à força de trabalho não é a automação, mas a falta de direção das lideranças
Profissionais híbridos, ambientes automatizados e IA aplicada ao RH estão redesenhando o mercado de trabalho e exigindo novas estratégias de atração e retenção de talentos.
Estudo revela empresas desejando um modelo mais eficiente, seguro e orientado por dados, mas ainda presas a barreiras estruturais e culturais que limitam a captura de valor real com IA
Relatório World Energy Outlook 2025 mostra como a eletricidade vai dominar setores-chave da economia, com destaque para Índia, América Latina e Brasil, enquanto redes defasadas e disputa por minerais estratégicos acendem alerta global
Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
