Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e construir nosso futuro precisamos repensar a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Tecnologias empresas, em todo o mundo, têm contribuído para esse repensar. O resultado vemos na forma de patentes que impulsionam o progresso em direção aos ODS e capacitam a inovação para um futuro sustentável.
Entre os preparativos para a celebração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, em 26 de abril, que esse ano tem como tema "PI e os ODSs: Construindo nosso futuro comum com inovação e criatividade", a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) lançou o relatório "Mapping Innovations: Patents and the Sustainable Development Goals", reunindo dados cruciais sobre o impacto da Propriedade Intelectual (PI) no avanço dos esforços globais de sustentabilidade.
O estudo fornece uma medida quantificável do capital intelectual investido em cada ODS, revelando as tendências mais recentes em patentes. O objetivo? Capacitar decisores políticos e de negócios - e os inovadores - a fazerem escolhas baseadas em dados, alocar recursos eficazmente e promover a colaboração em áreas onde as contribuições criativas são mais necessárias. A análise de patentes dá a nítida noção das lacunas existentes e aponta para onde mais recursos precisam ser direcionados para P&D.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Conheça as aplicações estratégicas dessa tecnologia que une IA e dados geoespaciais
E se sua IA argumentasse, duvidasse e mudasse de ideia a partir da troca de ideias e do feedback de outras IAs? Todas debatendo, depurando, deliberando. É a proposta da Microsoft.
Promover o empreendedorismo feminino é, mais do que uma agenda de equidade de gênero, uma estratégia de impacto coletivo, escreve Rebecca Fischer, cofundadora da fintech brasileira Divibank
Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.
Mais da metade dos CEOs aposta na criação de novos negócios como motor de crescimento. O modelo de venture factory oferece velocidade, escalabilidade e eficiência para transformar ideias em negócios lucrativos — e pode gerar até 12...
O valor global dos ecossistemas de startups caiu 31% desde 2024. Para o Brasil, a adoção de IA, fortalecimento do capital local e foco em inovação aplicada são caminhos para evitar ficar para trás, segundo o Global Startup Ecosystem R...
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso