s
INOVAÇÃO

Inovação Autônoma, pode?

Em nome de acelerar a inovação, você daria o controle da criação e da decisão de lançamento de novos produtos à IA? Essa é a proposta do conceito de Inovação Autônoma, do Board of Innovation

A inovação está passando por uma mudança tectônica. À medida que a IA avança, caminhamos para uma nova era — uma onde a inovação não é apenas constante, mas autônoma. Um movimento que empresas como a Board of Innovation passaram a chamar de Inovação Autônoma, onde a Inteligência Artificial e a imaginação humana se unem para revolucionar como imaginamos, criamos e lançamos novas ideias.

A ideia não é somente integrar a IA a um sistema existente, mas sim de reimaginar todo o ciclo de inovação. "Desenvolver um mecanismo de inovação sempre ativo que aproveite a IA para imaginar, criar e lançar constantemente novos produtos e serviços, com qualidade, velocidade e taxas de sucesso excepcionais, inimagináveis até então", explica Philippe De Ridder, CEO e fundador do Board. A IA irá gerar um conceito, validá-lo e tomar uma decisão informada sobre ele, com velocidade e qualidade sem precedentes.

Por exemplo, imagine uma marca de moda, global, onde um motor de Inovação Autônoma gere milhares de novos conceitos e, depois, os valide em uma loja para decidir sobre quais eliminar ou escalar com base nos dados coletados... É por aí. “Abraçar esta mudança significa entrar num mundo onde os algoritmos satisfazem as aspirações, onde a inovação é ilimitada”, reafirma De Ridder.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Engenharia e P&D sob pressão: custos sobem, decisões atrasam

Inteligência Artificial

Engenharia e P&D sob pressão: custos sobem, decisões atrasam

Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinitos

Inovação

O mapa das tecnologias para 2026: do Quantum-safe aos tutores infinito...

Segurança pós-quântica, IA física, defesa acelerando inovação civil e educação personalizada traçam o roteiro estratégico para quem não pode ignorar 2026

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro híbrido entre humanos e IA

Inteligência Artificial

O fim da fricção: a ascensão das empresas superfluidas e o futuro h...

Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação estrutural

Inteligência Artificial

Inovação aberta no Brasil: país entra em fase de transformação es...

Com 73% das empresas operando programas estruturados e 91% priorizando IA e dados, o país supera o ciclo experimental e transforma colaboração com startups em estratégia central de negócios

Consumidores querem mobilidade elétrica

Inovação

Consumidores querem mobilidade elétrica

Em meio à queda de braço sobre a eletrificação do planeta, os consumidores aceleram a troca de veículos a combustão por versões movidas a eletricidade. E o Brasil é um dos países que se destaca nas pesquisas globais sobre o tema.

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inovação

Inovação

Da métrica ao impacto: o Brasil aprende a medir o que importa na inov...

Com o pacto nacional de indicadores, a nova Lei do Bem e a ciência aberta, o país constrói a infraestrutura invisível que transforma dados em decisão.