s

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IA vai redesenhar o futuro do trabalho e criar novas funções

Em vez de tomar empregos, a tecnologia pode realçar o desempenho do trabalhador com cargos e funções renovadas

Uma das maiores preocupações sobre o futuro do trabalho é o impacto da Inteligência Artificial. Mais do que apenas automatizar afazeres repetitivos, a tecnologia já tem impacto na tomada de decisão dentro das empresas e caminha a passos largos para realizar atividades cognitivas. Por isso, a discussão em torno dos algoritmos inteligentes frequentemente leva à questão: a IA vai roubar seu emprego?  

É possível que sim. Um estudo do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2018, sugere que a IA vai acabar com 75 milhões de posições de trabalho até 2022. No entanto, 133 milhões de novos empregos serão gerados pelo impacto da tecnologia. Ou seja, são 58 milhões de pessoas empregadas a mais no período de cinco anos.

Ainda assim, é responsabilidade das empresas procurar alternativas para, ao mesmo tempo, encontrar as melhores aplicações de IA nos negócios e reter seus colaboradores. Nesse sentido, é preciso olhar para as pessoas além de seus cargos ou funções que desempenham atualmente. É o que defende um material intitulado A Guide to Job Redesign in the Age of AI (Um Guia para Redesenhar o Trabalho na Era da IA, em tradução livre), publicado pela organização Singapore Digital, ligada ao governo de Cingapura. 

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

As duas faces da gig economy

Economia Digital

As duas faces da gig economy

De um lado, trabalhadores informais recorrem a plataformas de delivery por necessidade. Do outro, profissionais qualificados buscam maior flexibilidade. Como garantir direitos a todos?

Por João Ortega
Futuro do trabalho: 5 prioridades para seu negócio dar certo

Economia

Futuro do trabalho: 5 prioridades para seu negócio dar certo

Ter estratégia, planejamento de talentos, aprendizagem, inovação e desenvolver a experiência do funcionário são essenciais para um ambiente de trabalho mais produtivo, eficiente e criativo

Por Redação The Shift
Futuro do trabalho é bem mais flexível

Produtividade

Futuro do trabalho é bem mais flexível

A pandemia deve acelerar a tendência já adotada por muitas empresas de trabalho flexível. No Brasil, uma pesquisa apontou que mais de 30% gostariam de trabalhar em casa o máximo de dias possíveis

Por Redação The Shift