s
Com IA e automação acelerando mudanças, aprender novas habilidades digitais se tornou urgente (Crédito: Freepik)
TENDÊNCIAS

O que gestores esperam das equipes (e o que elas precisam aprender)

Ciência de Dados, IA aplicada, pensamento analítico: veja as habilidades mais desejadas por líderes e como desenvolvê-las para acompanhar o futuro do trabalho

Por Soraia Yoshida 17/07/2025

Quase seis em cada dez gestores afirmam ser “muito” (26%) ou “um tanto” (31%) provável que precisem contratar mais profissionais com habilidades em Ciência de Dados nos próximos cinco anos. A grande maioria dos gestores (85%) deseja que seus colaboradores diretos tenham uma ou mais habilidades matemáticas adicionais, segundo um novo levantamento da Gallup. Isso inclui 37% de gestores nos Estados Unidos que identificaram a Ciência de Dados, especificamente, como uma habilidade desejada. 

No reino dos desejos, cerca de três em cada 10 líderes também gostariam que seus funcionários tivessem outras habilidades complementares à fluência em dados, incluindo estatística, habilidades com software e a capacidade de comunicar ideias matemáticas (como criar um gráfico para compartilhar dados). E 41% gostariam que as pessoas tivessem habilidades em Matemática Financeira ou matemática básica.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Brasil no centro da guerra por autonomia tecnológica

Tendências

Brasil no centro da guerra por autonomia tecnológica

Reservas estratégicas e capacidade científica colocam o Brasil no radar das cadeias globais de energia limpa e tecnologia.

Mudança constante é o novo custo fixo

Gestão

Mudança constante é o novo custo fixo

A liderança que quer prosperar precisa menos de carisma e mais de cadência. Porque o verdadeiro poder não está em inspirar o salto, mas em manter o chão firme enquanto todos aprendem a caminhar.

Ciência, o novo motor da economia

Tendências

Ciência, o novo motor da economia

O Nobel 2025 consagra um mundo onde a inovação da academia migra cada vez mais rápido para a economia real. Agora, ela é física, química e biológica — e cada molécula é um mercado em potencial.

E se a IA definisse o seu salário?

Gestão

E se a IA definisse o seu salário?

Ela seria mais justa? Ou entregaria inflação algorítmica e desigualdade automatizada, reproduzindo distorções herdadas do mercado?

Tecnologia sob demanda pesa no caixa

Gestão

Tecnologia sob demanda pesa no caixa

Empresas ampliam investimentos em SaaS, GenAI e cloud para crescer rápido e competir melhor. Mas a Capgemini expõe o paradoxo: gastos descontrolados ameaçam margens e desempenho.

Menos deals, mais estratégia

Tendências

Menos deals, mais estratégia

O funil do Corporate Venture Capital segue frágil no Brasil e as empresas precisam escolher onde gerar valor.