s
Programa de formação e inclusão de talentos em tecnologia, do Grupo Boticário, já formou 1 mil pessoas em três anos Foto: Gajus @ Canva
BRANDED CONTENT

Grupo Boticário faz da capacitação o caminho para diversidade e inclusão no mercado de tecnologia

Em sua quarta edição, com 1064 vagas abertas, o Programa Desenvolve aposta na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social para contribuir também na diminuição da lacuna por profissionais qualificados

Por The Shift Marketing Services*  |  24/11/2023

No final de 2022, após passar um tempo desempregado, Eduardo Liguori, 58 anos, sem nenhuma experiência prévia em tecnologia, resolveu “mergulhar de cabeça” na trilha de seis meses de formação em programação de dados oferecida pelo Programa Desenvolve, um programa de capacitação em tecnologia para grupos minorizados, do Grupo Boticário, 100% gratuito.

Eduardo Liguori, um dos profissionais do Programa Desenvolve

Desde julho deste ano, Liguori é Analista de Desenvolvimento de Sistemas (Data Platform Developer) no Grupo. “O curso me proporcionou mais do que uma recolocação no mercado de trabalho. O programa te dá uma nova visão de mundo. Eu aprendi muita coisa nova e continuo aprendendo, uma vez que o Desenvolve forma melhores pessoas, não só melhores profissionais”, diz ele.

Liguori é um dos mais de mil profissionais formados a partir do Programa Desenvolve, criado há três anos para oferecer cursos de formação em diferentes trilhas de tecnologia a pessoas de grupos minorizados de todo o Brasil – Mulheres, Pessoas Negras, 50+, Pessoas com Deficiência, Trans e Não Binárias – em situação de vulnerabilidade social.

A ideia é capacitar e incluir essas pessoas por meio de uma nova formação, e contribuir para a empregabilidade no setor de tecnologia, aumentando sua diversidade. “Ao incentivarmos a educação, estamos investindo na beleza que transforma vidas e contribuindo para a redução da lacuna de determinados grupos sociais na área de tecnologia no Brasil, mercado em grande ascensão, que procura pessoas qualificadas”, diz Daniel Knopfholz, vice-presidente de Gente, Tecnologia e Inovação do Grupo Boticário.

Crescimento de 150%

A primeira edição do Programa Desenvolve tinha 400 vagas para os cursos online, que duram seis meses. A procura foi grande e, em 2022 e 2023, o Grupo Boticário aumentou para mil o número de vagas anuais, atraindo mais de 50 mil pessoas interessadas. Resultado da jornada até aqui: mais de mil pessoas formadas, 250 contratações pelo Grupo e também por outras empresas, por meio do evento “Contrata e Desenvolve”, criado para fazer a ponte entre os formandos e as empresas interessadas. Já participaram da ação empresas como: AWS, Raízen, Linx, Compastur, Grupo DPSP, Suzano e Numen IT, entre outros.

Para a turma de 2024, cujas inscrições terminam no dia 8/12, são 1064 vagas, 20% delas reservadas para pessoas com deficiência. Os cursos são 100% gratuitos e totalmente online, combinando aulas pré-gravadas (assíncronas) com encontros síncronos periódicos e mentorias dos profissionais do Grupo Boticário. Este ano são sete trilhas: Dados, DevOps, Marketing Digital, Mobile, Segurança da Informação, UX e Web FullStack. Para disputar uma das vagas, a pessoa interessada precisa ter mais de 18 anos, ensino médio completo e renda familiar até R$ 4 mil.

Foco em transformar vidas

Para as empresas que queiram seguir o exemplo do Grupo Boticário, Daniel Knopfholz comenta que é preciso estar preparado para “os desafios inerentes a todo o processo de capacitação, uma vez que são trilhas de conhecimento que as pessoas muitas vezes nunca tiveram contato”. Os resultados até agora, diz ele, são muito importantes, porque “evidenciam que estamos transformando vidas, impactando positivamente muitas famílias, e capacitando profissionais para trabalhar com as novas tecnologias”.

A triagem é uma peça importante nesse processo. As inscrições são analisadas primeiro considerando os critérios de elegibilidade descritos no formulário de inscrição. O processo inclui etapas específicas, como o questionário de match com o programa, que é eliminatório, e entrevistas finais para alguns casos, que também são eliminatórias.

O fato de reservar este ano 20% das vagas para PCDs é, segundo Knopfholz, parte do tema estratégico, inegociável e transversal na empresa, de diversidade e inclusão para tornar o mercado de tecnologia mais equânime e diverso por meio da capacitação gratuita e 100% online. “Para esta edição, entendemos que precisávamos impulsionar ainda mais a participação de pessoas com deficiência. Com isso, fizemos a reserva de vagas e temos estimulado ainda mais a participação”.

Embora o Programa Desenvolve não tenha como garantir a empregabilidade, até porque entre os fatores envolvidos estão a evolução dos próprios alunos, a empresa busca, durante os cursos, preparar o estudante para conquistar uma vaga de emprego, oferecendo capacitações além das trilhas de aprendizagem, como realização de palestras, mentorias com profissionais do Grupo Boticário e auxílio profissional com a intenção de destacá-lo no mercado de trabalho.

Nesse caso, vale aqui o feedback de Eduardo Liguori: “Durante o curso, pude perceber que é uma formação bastante completa e que nos enriquece, além de possibilitar que atuemos em diferentes frentes. Eu recebi bastante incentivo para crescer e evoluir naquilo que seriam os meus maiores talentos. Eles possuem uma preocupação em identificar as qualidades dos candidatos e desenvolvê-los para colocar em prática os ensinamentos”.

PARA SABER MAIS:
Inscrições para o Programa Desenvolve
Data: 20/11 a 8/12 |
Site: desenvolve.grupoboticario.com.br
Cursos gratuitos e on-line: Dados, DevOps, Marketing Digital, Mobile, Segurança da Informação, UX e Web FullStack.
Para disputar uma das vagas, a pessoa interessada precisa ter mais de 18 anos, ensino médio completo e renda familiar até R$ 4 mil.

SOBRE ESTE CONTEÚDO

(*) Este artigo é parte do programa de Marketing Services da The Shift, desenvolvido em parceria com o Grupo Boticário.

Unicred leva Open Finance para o cooperativismo com ajuda da Sensedia

BRANDED CONTENT

Unicred leva Open Finance para o cooperativismo com ajuda da Sensedia

A instituição financeira cooperativa, especialista na área da saúde, atende mais de 300 mil cooperados. E se uniu à Sensedia no Open Finance, ampliando e integrando a oferta de serviços financeiros em seus canais digitais

Por The Shift Marketing Services*
Grupo Boticário faz da capacitação o caminho para diversidade e inclusão no mercado de tecnologia

BRANDED CONTENT

Grupo Boticário faz da capacitação o caminho para diversidade e inc...

Em sua quarta edição, com 1064 vagas abertas, o Programa Desenvolve aposta na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social para contribuir também na diminuição da lacuna por profissionais qualificados

Por The Shift Marketing Services*
A tecnologia que move a Black Friday e outros

BRANDED CONTENT

A tecnologia que move a Black Friday e outros "tsunamis digitais"

A reputação das empresas está em jogo nesses momentos de alta demanda e grandes expectativas. "Não é mais tolerável ter falhas. A alta disponibilidade é o padrão", diz José Vahl, head de operações na Sensedia

Por The Shift Marketing Services*
Renata Marques:

BRANDED CONTENT

Renata Marques: "Liderar tecnologia, hoje, é pensar em pessoas"

Renata Marques, CIO para a América Latina na Natura &Co, fala sobre os desafios de inovar, em um modelo ambidestro que cuida do presente, mantendo o foco no futuro. Ela foi um dos keynotes do APIX 2023, da Sensedia

Por The Shift Marketing Services*
As quatro jornadas da inovação na economia digital

BRANDED CONTENT

As quatro jornadas da inovação na economia digital

As APIs são componentes vitais de agregação de valor, agilidade e velocidade quando se trata de transformação digital. Lucas Tempestini, Head de Marketing da Sensedia, explica como elas entram em todas as jornadas

Por The Shift Marketing Services*
Contra riscos, o analytics sempre encontra o plano B

BRANDED CONTENT

Contra riscos, o analytics sempre encontra o plano B

Ferramentas preditivas de Supply Chain Risk Analytics ajudam empresas a analisar em tempo real milhares de opções para antecipar e mitigar riscos e manter a cadeia de oferta e demanda funcionando

Por The Shift Marketing Services*