2025 será o Ano da Ciência Quântica, como já havia sido anunciado em junho pelas Nações Unidas. Nas projeções de especialistas e consultorias, estamos naquele momento em que falta pouco, muito pouco, para mergulhar em uma nova era. Pense no momento em que o ChatGPT se tornou disponível para quem quisesse experimentar e lembre-se do quanto escalou em alguns meses. É isso que pode acontecer com a Computação e a Tecnologia Quântica a partir do próximo ano.
A celebração do Ano Quântico coincide com 100 anos de descobertas científicas dentro desse campo da Ciência. A expectativa de boa parte dos cientistas é que a Tecnologia Quântica traga suporte para iniciativas sustentáveis, como o Open Quantum Institute (OQI), que iniciou suas operações no começo deste ano. Sediado no CERN, o maior centro de pesquisa do mundo, o OQI reúne cabeças pensantes de vários países para alavancar o desenvolvimento de computadores quânticos (QCs) em apoio aos ODSs.
Pelo menos seis dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) devem ser endereçados durante a fase piloto de três anos da OQI. Os especialistas formarão grupos de trabalho para propor e testar ideias, usando sistemas de Computação Quântica disponibilizados por diferentes empresas e instituições, como IBM, IQM, IQC, AQT e Pasqal. Sensores quânticos, capazes de detectar e medir com alta precisão, também vão entrar para apoiar os ODSs.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Dos casos de sucesso a novos recursos, a IA pode trazer ainda mais inovação para as smart cities
Com 73% dos investidores apoiando a implementação de IA em escala, empresas precisam alinhar tecnologia e força de trabalho para liderar
Conheça os hábitos, preferências e impacto da Geração Alpha no consumo, nas redes sociais e no mundo dos games da geração que irá chegar em 2 bilhões até 2025.
Inteligência Artificial promete revolucionar o mercado, mas falta de equidade ameaça progresso das mulheres no ambiente profissional
Descubra como reavaliar prioridades, papéis, tempo e energia para uma gestão mais eficiente e humanizada
A Neurotecnologia pode tratar doenças degenerativas, como Parkinson, aliviar a depressão e melhorar o bem-estar mental
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso