s
INOVAÇÃO

Fronteiras da tecnologia em 2024

A criatividade dos investidores de risco corre solta quando se trata de imaginar as novas fronteiras possíveis para a tecnologia em 2024. E há muito alinhamento com os analistas de mercado

Voice-first companion apps. Medicamentos programáveis. Ferramentas de IA para crianças. Jogos de IA que nunca acabam... A a16z pediu que seus parceiros de investimento apresentassem uma grande ideia que estimulará a inovação em 2024. O resultado foi compilado no extenso relatório interativo “Big Ideas in Tech for 2024”, divido em nove sugestivos capítulos.

  • American Dynamism — que aposta na supremacia americana em uma era onde o software (mais especificamente, de IA) “come o mundo”, especialmente em áreas como sustentabilidade e segurança.
  • Bio + Health — destaca, sobretudo, as possibilidades de avanço em terapias celular e genética (como o desenvolvimento de medicamentos programáveis que podem reutilizar componentes) a partir dos esforços do novo “Super Office” criado pela FDA. O objetivo é fazer com que “medicamentos milagrosos” cheguem ao mercado sem falir a indústria.
  • Consumer Tech — enxerga a IA desbloqueando finalmente o surgimento de aplicativos de voz, especialmente nas categorias complementar e de produtividade, em diferentes atividades cotidianas e de trabalho. As aplicações serão mais “especializadas” e amplificarão a criatividade.
  • Crypto — O casamento entre IA e blockchain começará a prosperar. Os mercados descentralizados permitirão que qualquer pessoa contribua e seja compensada por trabalhar em modelos de IA, transferindo a formação de ferramentas extremamente poderosas para além das mãos de apenas alguns gigantes da tecnologia. E o modelo de segurança cripto garantirá que os modelos, principalmente por trás dos jogos de IA, sejam justos e neutros. E melhorias recentes tornarão os SNARKs (Argumentos de Conhecimento Sucintos Não Interativos)  mais utilizáveis e viáveis para diversas aplicações.
  • Fintech — A ascensão do desenvolvedor como comprador em empresas de serviços financeiros de todos os tamanhos favorecerá novos entrantes; para as fintechs que se orgulham de uma ótima experiência de desenvolvedor, isso será uma vantagem.
  • Games — A IA reinventará inteiramente a natureza dos jogos — criando jogos sem fim que envolverão e conseguirão reter os usuários por um longo tempo. Agentes se tornarão companheiros incrivelmente realistas, turbinando jogos com personagens não-jogadores (NPCs).
     
  • Growth-Stage Tech — a IA avançará além do bate-papo baseado em texto para modelos multimodais. A personalização em camadas e o ajuste fino pelos usuários aprofundarão a interação com agentes de IA e possibilitarão experiências ainda mais empolgantes, divertidas e envolventes. CRMs serão capturados ou gerados automaticamente pela IA, a partir de interações reais com os clientes, como notas de reuniões, e-mails e gravações de chamadas.
  • Infra + Enterprise — A interpretabilidade (apontada como uma forma complexa de “engenharia reversa” de modelos de IA), crescerá em 2024. E novos modelos multimodais tornarão a expressão criativa ainda mais acessível, e a ideação e a prototipagem ainda mais interativas.
  • Take the Big Ideas in Tech Quiz — Um capítulo especial para testar nossos conhecimentos sobre os acontecimentos tecnológicos que marcaram 2023.

Em síntese, sob o domínio da IA, 2024 promete saltos tecnológicos sem precedentes. Surgirão todos os tipos de grandes casos de uso, impulsionando a educação, impulsionando a ciência, impulsionando a capacidade de ajudar as pessoas de várias maneiras, no melhor estilo tecno-otimista.

Tendências tecnológicas em 2024

Seis tendências tecnológicas emergentes demonstram que, em uma era de máquinas generativas, é mais importante do que nunca que as organizações mantenham uma estratégia empresarial integrada, uma base tecnológica sólida e uma força de trabalho criativa. No relatório Tech Trends 2024, recém-publicado, a Deloitte divide as tendências em dois blocos:

  • Forças de elevação, que considera a evolução constante de inovações pioneiras em três frentes:
  1. INTERAÇÃO — À medida que o metaverso industrial se transforma em ferramenta empresarial, as tecnologias espaciais tomam conta das aplicações industriais, utilizando dados e IA para replicar processos reais.
  2. INFORMAÇÃO — Desde o salto da IA Generativa, muitas empresas tentam determinar como seus negócios poderiam se beneficiar. A resposta pode ser mais simples do que pensam.
  3. COMPUTAÇÃO — Cresce a necessidade de ir além da computação binária.
  • Forças de aterramento, que considera que os sistemas e investimentos existentes — representados pelos negócios de tecnologia, cibernética e confiança, e modernização central — precisam integrar bem com inovações pioneiras para as empresas poderem operar sem problemas enquanto crescem. E aí entram em cena:
  1. NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA — Em que todos os esforços para atrair e reter os melhores talentos tecnológicos são iluminados pela experiência do desenvolvedor.
  2. CIBER DEFESA & CONFIANÇA — Com as organizações respondendo à proliferação de ferramentas de IA por meio de uma combinação de políticas e tecnologias.
  3. MODERNIZAÇÃO — Com as empresas líderes investindo em um novo quadro de "bem-estar técnico".

Nesses dois blocos estão alocadas, por ordem...

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Inovações e patentes sustentáveis

Inovação

Inovações e patentes sustentáveis

Quase uma em cada três invenções está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aponta estudo da OMPI, às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *