s
INOVAÇÃO

Fronteiras da tecnologia em 2024

A criatividade dos investidores de risco corre solta quando se trata de imaginar as novas fronteiras possíveis para a tecnologia em 2024. E há muito alinhamento com os analistas de mercado

Voice-first companion apps. Medicamentos programáveis. Ferramentas de IA para crianças. Jogos de IA que nunca acabam... A a16z pediu que seus parceiros de investimento apresentassem uma grande ideia que estimulará a inovação em 2024. O resultado foi compilado no extenso relatório interativo “Big Ideas in Tech for 2024”, divido em nove sugestivos capítulos.

  • American Dynamism — que aposta na supremacia americana em uma era onde o software (mais especificamente, de IA) “come o mundo”, especialmente em áreas como sustentabilidade e segurança.
  • Bio + Health — destaca, sobretudo, as possibilidades de avanço em terapias celular e genética (como o desenvolvimento de medicamentos programáveis que podem reutilizar componentes) a partir dos esforços do novo “Super Office” criado pela FDA. O objetivo é fazer com que “medicamentos milagrosos” cheguem ao mercado sem falir a indústria.
  • Consumer Tech — enxerga a IA desbloqueando finalmente o surgimento de aplicativos de voz, especialmente nas categorias complementar e de produtividade, em diferentes atividades cotidianas e de trabalho. As aplicações serão mais “especializadas” e amplificarão a criatividade.
  • Crypto — O casamento entre IA e blockchain começará a prosperar. Os mercados descentralizados permitirão que qualquer pessoa contribua e seja compensada por trabalhar em modelos de IA, transferindo a formação de ferramentas extremamente poderosas para além das mãos de apenas alguns gigantes da tecnologia. E o modelo de segurança cripto garantirá que os modelos, principalmente por trás dos jogos de IA, sejam justos e neutros. E melhorias recentes tornarão os SNARKs (Argumentos de Conhecimento Sucintos Não Interativos)  mais utilizáveis e viáveis para diversas aplicações.
  • Fintech — A ascensão do desenvolvedor como comprador em empresas de serviços financeiros de todos os tamanhos favorecerá novos entrantes; para as fintechs que se orgulham de uma ótima experiência de desenvolvedor, isso será uma vantagem.
  • Games — A IA reinventará inteiramente a natureza dos jogos — criando jogos sem fim que envolverão e conseguirão reter os usuários por um longo tempo. Agentes se tornarão companheiros incrivelmente realistas, turbinando jogos com personagens não-jogadores (NPCs).
     
  • Growth-Stage Tech — a IA avançará além do bate-papo baseado em texto para modelos multimodais. A personalização em camadas e o ajuste fino pelos usuários aprofundarão a interação com agentes de IA e possibilitarão experiências ainda mais empolgantes, divertidas e envolventes. CRMs serão capturados ou gerados automaticamente pela IA, a partir de interações reais com os clientes, como notas de reuniões, e-mails e gravações de chamadas.
  • Infra + Enterprise — A interpretabilidade (apontada como uma forma complexa de “engenharia reversa” de modelos de IA), crescerá em 2024. E novos modelos multimodais tornarão a expressão criativa ainda mais acessível, e a ideação e a prototipagem ainda mais interativas.
  • Take the Big Ideas in Tech Quiz — Um capítulo especial para testar nossos conhecimentos sobre os acontecimentos tecnológicos que marcaram 2023.

Em síntese, sob o domínio da IA, 2024 promete saltos tecnológicos sem precedentes. Surgirão todos os tipos de grandes casos de uso, impulsionando a educação, impulsionando a ciência, impulsionando a capacidade de ajudar as pessoas de várias maneiras, no melhor estilo tecno-otimista.

Tendências tecnológicas em 2024

Seis tendências tecnológicas emergentes demonstram que, em uma era de máquinas generativas, é mais importante do que nunca que as organizações mantenham uma estratégia empresarial integrada, uma base tecnológica sólida e uma força de trabalho criativa. No relatório Tech Trends 2024, recém-publicado, a Deloitte divide as tendências em dois blocos:

  • Forças de elevação, que considera a evolução constante de inovações pioneiras em três frentes:
  1. INTERAÇÃO — À medida que o metaverso industrial se transforma em ferramenta empresarial, as tecnologias espaciais tomam conta das aplicações industriais, utilizando dados e IA para replicar processos reais.
  2. INFORMAÇÃO — Desde o salto da IA Generativa, muitas empresas tentam determinar como seus negócios poderiam se beneficiar. A resposta pode ser mais simples do que pensam.
  3. COMPUTAÇÃO — Cresce a necessidade de ir além da computação binária.
  • Forças de aterramento, que considera que os sistemas e investimentos existentes — representados pelos negócios de tecnologia, cibernética e confiança, e modernização central — precisam integrar bem com inovações pioneiras para as empresas poderem operar sem problemas enquanto crescem. E aí entram em cena:
  1. NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA — Em que todos os esforços para atrair e reter os melhores talentos tecnológicos são iluminados pela experiência do desenvolvedor.
  2. CIBER DEFESA & CONFIANÇA — Com as organizações respondendo à proliferação de ferramentas de IA por meio de uma combinação de políticas e tecnologias.
  3. MODERNIZAÇÃO — Com as empresas líderes investindo em um novo quadro de "bem-estar técnico".

Nesses dois blocos estão alocadas, por ordem...

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *
Viagens e turismo em modo futuro

Inovação

Viagens e turismo em modo futuro

Um denso estudo produzido pela Design Hotels, em parceria com a SOON Future Studies, mergulha no cruzamento da tecnologia, com a mudança do comportamento das pessoas sobre viagens, turismo e hospedagem, para traçar um panorama interessan...

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Tendências

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Relatório aponta tendências que merecem um olhar atento da parte da iniciativa privada e do setor público. Na lista há velhos conhecidos como DeFi, e coisas revolucionárias, como upcycling.

Generosidade infecciosa

Inovação

Generosidade infecciosa

Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta. Pois quem agora defende o mote é o CEO da TED, Chris Anderson, que lança um livro sobre o impacto surpreendente da "generosidade infecciosa".

Dinheiro (low carbon) ao mar

Inovação

Dinheiro (low carbon) ao mar

O transporte marítimo de cargas corre para cortar sua pegada de gases de efeito estufa. Com as novas medidas em vigor, aumentam os investimentos em startups de tecnologia marítima