s

FRONTEIRAS DA GESTÃO

Estratégia como prática: um convite

Comece a enxergar estratégia como “profissão”, que exerce importante papel em nossa sociedade

Estejam todos convidados a lançar um novo olhar para a estratégia em suas empresas: o da prática. Nesta perspectiva, estratégia vai muito além das escolhas sobre como suas empresas devem se posicionar nos mercados de atuação para obter retornos acima da média. Pelo contrário, a atenção se direciona para quem faz o trabalho da estratégia, quais materiais são utilizados e como a estratégia se realiza ao longo do tempo.

Para começar, perguntem-se: quem são os indivíduos, grupos, organizações e/ou instituições por detrás da estratégia “como ela é”? Por exemplo, imaginem mudar seus planejamentos estratégicos, incorporando a participação de diferentes atores, e pensem nas consequências. Avaliar os “praticantes” é fundamental, pois eles incorporam identidades, interesses, formas de pensar e de agir específicos.

Observem ainda quais são as “práticas” da estratégia utilizadas, como metodologias, aparatos tecnológicos, discursos e narrativas. Já se perguntaram os efeitos de uma “análise SWOT” ou de apresentações em “PowerPoint”? Embora tais práticas nem sempre tenham propósitos claros, são capazes de influenciar os sentidos das pessoas em relação à estratégia e seus níveis de engajamento.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Mais Samir Lótfi Vaz