s
FRONTEIRAS DA GESTÃO

Estratégia como prática: um convite

Comece a enxergar estratégia como “profissão”, que exerce importante papel em nossa sociedade

Estejam todos convidados a lançar um novo olhar para a estratégia em suas empresas: o da prática. Nesta perspectiva, estratégia vai muito além das escolhas sobre como suas empresas devem se posicionar nos mercados de atuação para obter retornos acima da média. Pelo contrário, a atenção se direciona para quem faz o trabalho da estratégia, quais materiais são utilizados e como a estratégia se realiza ao longo do tempo.

Para começar, perguntem-se: quem são os indivíduos, grupos, organizações e/ou instituições por detrás da estratégia “como ela é”? Por exemplo, imaginem mudar seus planejamentos estratégicos, incorporando a participação de diferentes atores, e pensem nas consequências. Avaliar os “praticantes” é fundamental, pois eles incorporam identidades, interesses, formas de pensar e de agir específicos.

Observem ainda quais são as “práticas” da estratégia utilizadas, como metodologias, aparatos tecnológicos, discursos e narrativas. Já se perguntaram os efeitos de uma “análise SWOT” ou de apresentações em “PowerPoint”? Embora tais práticas nem sempre tenham propósitos claros, são capazes de influenciar os sentidos das pessoas em relação à estratégia e seus níveis de engajamento.

Receba grátis nossa newsletter

Ao longo do tempo, a estratégia também se manifesta por meio de um fluxo de atividades de formulação e implementação que afetam seus resultados pretendidos e não pretendidos. Compreender essas “práxis” implica repensar a frequência com que vocês fazem revisões e discussões sobre lições aprendidas sobre a estratégia.

Este convite permitirá a vocês enxergarem a estratégia enquanto uma “profissão”, que exerce importante papel em nossa sociedade. Talvez sem saber, muitos de vocês já exercem esta profissão, há muito tempo, em suas atuações enquanto gerentes, planejadores, professores, pesquisadores ou consultores. Assim, vocês possivelmente serão melhores profissionais na busca por alavancar os resultados das suas empresas por meio da realização de estratégias deliberadas e do aproveitamento de oportunidades emergentes.

Mais Samir Lótfi Vaz