Burnout. Carreira estagnada. Perda de foco e de estímulo. Nos últimos anos, acredite, a solução para a superação destes obstáculos à plena vida profissional tem sido o período sabático, segundo pesquisa da Harvard Business Review. A publicação apurou que o número de licenças concedidas pelas corporações cresceu exponencialmente. E quando elas não o são, muito mais trabalhadores estão optando pela suspensão não remunerada. Mas quanto este intervalo prolongado funciona para sua saúde e sua carreira?
Há pelo menos 10 anos o World Economic Forum discute o tema. Em artigo de André Chakhoyan, Chefe de Estratégia de Conteúdo de Políticas Públicas da Booking.com, lembra como o período sabático pode ser uma peça importante no puzzle envolvendo as estratégias para motivar funcionários, estimular a coexistência entre veteranos e “Gen Xers” e ainda ter vantagens na competição por novos talentos. A pesquisa da HBR mapeou três tipos específicos de pausa:
A pesquisa da Harvard Business Review aponta as reações mais comuns na volta desta longa pausa e ainda coloca as ponderações que todo profissional se deve fazer para construir o sabático adequado à sua realidade. Ela também sugere às empresas o poder dos sabáticos para estabelecer uma relação win-win e promover talentos. Mas alerta: “sabáticos geram sabáticos.” A experiência de um profissional sempre inspirará outro.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Um estudo mostra que, muitas vezes, o CEO acha que está tudo bem, quando não está
As nanotransições sempre existiram, mas eram vistas como contraproducentes na maioria dos escritórios
Um dos grandes diferenciais das empresas do futuro é o espaço social que elas criam para a colaboração, aprendizagem e encontros que geram ideias e negócios
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso