Preços altos são apontados como a principal barreira para a adoção da Inteligência Artificial entre empresas no Brasil, superando as dificuldades em integrar e dimensionar projetos, a complexidade de dados e a escassez de habilidades e experiência, conforme a edição 2022 do estudo “GlobaI AI Adoption Index”, da IBM e da Morning Consult. Ainda assim, o percentual de empresas que já implementaram ativamente a IA em seus negócios aqui no Brasil supera a média global: 41% contra 34%.
Participaram do estudo 7.502 tomadores de decisão de negócios sênior em 19 países. Entre os principais impulsionadores da adoção da tecnologia nesse universo estão avanços que estão tornando a IA mais acessível às empresas. Mas a automação de tarefas e a redução de custos também aparecem entre os motivos mais citados, inclusive no Brasil, onde a crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão continua a ter um peso grande.
No geral, as empresas também estão aplicando a IA a desafios mais abrangentes, com maior impacto social e ambiental, por exemplo, como os relacionados às metas ESG. Dois terços delas, no universo global, já estão ou planejam aplicar a IA às suas metas relacionadas à sustentabilidade. No Brasil, 66% dos profissionais estão implementando IA para acelerar suas iniciativas ESG.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A promessa é aumentar transparência, explicabilidade e eficiência, reduzir custos e criar fluxos inteligentes em escala.
Relatório da McKinsey mostra como IA Analítica, Generativa e Agêntica podem transformar o combate a crimes financeiros, elevando eficiência e produtividade
A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização
Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.
Mais seguro, mais barato e com novos truques agênticos, modelo continua longe da AGI e leva OpenAI a enfrentar críticas no lançamento.
Enquanto a IA avança, a amnésia digital dos modelos permanece um gargalo. Mas soluções já estão surgindo — de cofres pessoais de memória a plugins especializados.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso