s
TENDÊNCIAS

Consórcio na ponta dos dedos, mas só para mulheres

Startup nasce para democratizar o acesso ao crédito programado na modalidade de consórcio, usando exclusivamente canais digitais

O propósito? Democratizar o acesso ao crédito justo. A crença? A de que o esforço coletivo das mulheres poderia fazer isso acontecer. O meio? A criação de um fintech focada em consórcios, dedicada exclusivamente a elas. Assim, no início de 2021, nasceu a fintech eutbem, focada em ajudar mulheres a realizarem seus planos de empreender, estudar, reformar a casa, viajar, pagar uma cirurgia plástica, a festa de 15 anos da filha e o que mais desejarem, através do conceito de crédito programado, que cabe no bolso (ou bolsas).

Autorizada pelo Banco Central, que regulamenta o setor de consórcios, e associada da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, a eutbem vem desintermediando a venda de consórcios, feita hoje quase que exclusivamente pelos grandes bancos e conglomerados financeiros. A contratação do consórcio pode ser feita 100% de forma digital, site, por telefone ou WhatsApp , e já conta com a opção de pagamento via PIX.

O primeiro grupo, com foco em serviços, foi formado no fim do ano passado e já teve as primeiras contempladas. O funcionamento é o mesmo do consórcio tradicional. Todo mês cada participante coloca um valor, estipulado antecipadamente como parcelas, em um fundo. O montante é sorteado e destinado, na forma de carta crédito, para que alguém do grupo adquira determinado bem ou serviço. Os sorteios ocorrem gradativamente, com frequência pré-estabelecida, até que todos os participantes tenham sido contemplados e recebam o valor que foi depositado nas parcelas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar? 

Tendências

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar?...

É importante pensar no assunto, porque esse é o grande desejo dos consumidores segundo a 10⁠ª edição do The Future 100, realizado pelo grupo de publicidade VML

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Tendências

Direto de Dubai, as megatrends 2024

Relatório aponta tendências que merecem um olhar atento da parte da iniciativa privada e do setor público. Na lista há velhos conhecidos como DeFi, e coisas revolucionárias, como upcycling.

Teses cripto para 2024

Tendências

Teses cripto para 2024

Os últimos 12 meses testaram a resiliência da criptoeconomia, pavimentaram a aproximação com as finanças tradicionais, ampliaram as regulações e abriram caminho para a tokenização de ativos

Fronteiras da tecnologia em 2024

Inovação

Fronteiras da tecnologia em 2024

A criatividade dos investidores de risco corre solta quando se trata de imaginar as novas fronteiras possíveis para a tecnologia em 2024. E há muito alinhamento com os analistas de mercado