O Banco Central do Brasil divulgou nesta segunda-feira um conjunto de diretrizes, elaboradas por um grupo interdisciplinar, que vão nortear o debate sobre uma moeda digital oficial do país. A CBDC (Central Bank Digital Currency) ainda não tem data de lançamento definida, mas já existe expectativa de que ela possa ser usada no varejo, ajude a combater a corrupção no país e reduza custos com papel moeda.
O movimento do Banco Central do Brasil está alinhado com a tendência mundial do sistema financeiro de se repensar para a economia digital e para um futuro que vai exigir novas plataformas para transações entre pessoas, empresas e até países.
Os sintomas da mudança exigida pela transformação digital incluem o fato de que o uso do dinheiro físico está rapidamente sendo substituído por meios de pagamento cada vez mais digitais e sem contato. O regulador espera economizar cerca de R$ 90 bilhões por ano em custos com moeda física.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Ao reduzir a porta de entrada hoje, empresas arriscam perder talentos, cultura e liderança no médio prazo
A Anthropic aposta em agentes pagos; a OpenAI recorre à publicidade para sustentar a escala do ChatGPT.
Mais do que acelerar a Siri, a parceria reorganiza poder quando a IA deixa de ser recurso e vira infraestrutura.
Regulação lenta, foco curto-prazista e baixa qualidade dos dados explicam por que o OPIN perdeu ritmo e adiou em três anos o impacto prometido
Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.
Enquanto a reindustrialização avança na Europa e nos EUA, América Latina vê investimentos minguarem. Falta de talentos é entrave global
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
