s
Crédito: Alleksana/Pexels
SUSTENTABILIDADE

Como saber se o seu modelo de negócio é sustentável

Após analisar mais de 100 modelos de negócios por meio dos quais as empresas agregaram valor comercial e benefícios ambientais e sociais, a BCG propõe uma análise

A sua empresa tem um modelo de negócio realmente sustentável? O conceito de “Inovação do Modelo de Negócio sustentável” (SBM-I) da BCG Henderson se propõe a responder essa questão. A partir de nove atributos, uma empresa pode analisar se o seu modelo tem a robustez e resiliência necessárias para competir em um mundo cada vez mais complexo e em constante mutação. E se é sustentável.

Após analisar mais de 100 modelos de negócios por meio dos quais as empresas agregaram valor comercial e benefícios ambientais e sociais, a BCG propõe uma análise sob a lente dos atributos a seguir:

1. Escala efetiva sem aumentar os riscos ou diminuir os retornos. Permite que a empresa cresça sem reduzir sua capacidade de criação de valor e lucratividade. À medida que o negócio cresce, também aumentam os benefícios ambientais e sociais que ele gera, sem diminuir o retorno econômico. É o modelo de negócio da Jeanologia, que desenvolve tecnologias de acabamento de denim ecologicamente corretas desde 1993. Muitas marcas passaram a adotar os serviços da companhia para limitar seu uso próprio de energia, água e produtos químicos. Em 2018, a tecnologia da Jeanologia foi utilizada em 35% dos 5 bilhões de jeans produzidos anualmente pela indústria, economizando mais de 10,6 milhões de metros cúbicos de água, montante equivalente ao abastecimento de água para 584 mil pessoas por um ano.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Como ESG se tornou uma prioridade para investidores

Tendências

Como ESG se tornou uma prioridade para investidores

Desempenho e volume de investimentos em fundos de sustentabilidade cresce no mundo

Por João Ortega
A sustentabilidade chegou para ficar!

Tendências

A sustentabilidade chegou para ficar!

A missão de Ed Morata, da ForFuturing, é ajudar as empresas a enxergar quão profundamente seus negócios estão entrelaçados com questões ambientais, sociais e de governança (ESG)

Por Cristina De Luca
Como tornar a sustentabilidade central para os negócios

Sustentabilidade

Como tornar a sustentabilidade central para os negócios

Uma pesquisa mostra que os Heads de Sustentabilidade das empresas adotam três abordagens distintas: assimilação, mobilização e transição. Cada abordagem é caracterizada por microestratégias distintas que os indivíduos empregam par...

Por Sarah Birrell Ivory e Brad McKay, The Conversation