Se ter clareza de ideias é uma das prioridades na sua lista de habilidades, Sam Altman tem algumas dicas para você. O CEO da OpenAI afirma que clareza mental, boa execução e comunicação eficaz são faces da mesma moeda — e tudo começa com um simples caderno espiral.
Durante uma conversa com o escritor e podcaster David Perell, Altman compartilhou seus hábitos pessoais de produtividade e as ferramentas que usa para manter o foco e a criatividade. Em vez de seguir modismos tecnológicos ou métodos sofisticados de gestão do tempo, ele prefere práticas simples e consistentes, que qualquer pessoa pode adotar.
1. Anotações como ferramenta de pensamento
Altman é um defensor ferrenho do hábito de escrever à mão. “Escrever é uma forma de pensamento externalizado”, afirma. Ele utiliza cadernos espirais com capa dura e papel de boa qualidade, pois gosta de rasgar as páginas já utilizadas e espalhá-las no chão para visualizar suas ideias em conjunto. Esse método de anotações soltas, segundo ele, ajuda a manter o foco no que está em andamento. “Não tenho cadernos completados”, disse. A simplicidade de seu sistema contrasta com a proliferação de apps e metodologias digitais, mas, para ele, o que importa é manter a mente organizada para pensar melhor.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
Dados do Women in the Workplace 2025 mostram que organizações com mais mulheres na liderança performam melhor, mas alertam para um possível retrocesso no avanço feminino
A tecnologia amadureceu, mas organizações, processos e governança não acompanharam a velocidade da IA em escala.
Dados mostram que treinamento e desenvolvimento pesam cada vez mais na decisão de ficar ou sair de uma empresa — e que o maior gargalo não é orçamento, mas tempo para aprender
O papel da liderança quando previsões deixam de funcionar
A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
