Atrair e manter os melhores talentos é mais importante do que nunca para ajudar as empresas a se manterem fortes em tempos de incerteza econômica. Os empregadores ainda têm o desafio de encontrar, de forma rápida, os candidatos com as habilidades e características que se adequem às suas necessidades. Recrutar e reter as melhores pessoas exige estar atualizado sobre as tendências de contratação e salários.
Durante o mapeamento para a produção do Guia Salarial 2021 da Robert Half, a equipe da empresa detectou a valorização de cinco posições relacionadas diretamente às áreas de IA e análise de dados:
Com relação ao perfil desses profissionais, os empregadores querem mais do que certificações e experiência, diz Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half. Naturalmente, são muito bem-vindos os conhecimentos em Metodologia Ágil, Cloud, DevOps, Dados e Cibersegurança.
Porém, espera-se, também, que o profissional tenha visão de negócio, ideias inovadoras e agilidade na percepção e resolução dos desafios, além de alta capacidade de se comunicar e se relacionar para transitar com facilidade entre as diferentes áreas de negócio, em contato com profissionais de todos os níveis hierárquicos.
Para aqueles que estão na área ou desejam ingressar nela, a recomendação do executivo é para que mantenham os conhecimentos em dia por meio de cursos formais e do estudo por conta própria. Isso porque nesse mercado em constante atualização existem mais vagas em aberto do que pessoas qualificadas para preenchê-las, e isso deve continuar em 2021.
As maiores demandas concentram-se no mercado financeiro, setor de seguros e naquelas áreas em que a tecnologia é o core do negócio. Mas também existem excelentes oportunidade em educação à distância, em telecom, no varejo e no e-commerce.
“A tecnologia tem sido tão vital para o negócio, que o conhecimento dela tem sido um diferencial buscado pelos empregadores durante os processos de recrutamento e seleção de todas as áreas. Não falo de profissionais com noções técnicas, mas daqueles que se mantém antenados sobre métodos, processos e ferramentas que podem otimizar os processos repetitivos, sensíveis ou burocráticos, sinalizam para os gestores essa tendência e, paralelamente, buscam formas para serem ainda mais estratégicos para a organização e não serem substituídos por robôs”, explica Mantovani.
Paralelo a isso, os candidatos precisam sempre buscar atualização, que vai desde certificações, métodos de trabalho e uso de tecnologias de modelo de gestão e trabalho em equipe. Também é importante ter atenção à demanda por profissionais com perfil de liderança, e que apresentem o conhecimento técnico necessário para atuar com as ferramentas tecnológicas necessárias para a empresa.
Os recrutadores estão procurando candidatos com as seguintes habilidades comportamentais:
Já as técnicas mais apreciadas envolvem:
Bernard Marr, especialista em Inteligência Artificial e transformação digital, elenca as principais soft skills para aplicar a tecnologia nos negócios
As empresas precisam investir em alfabetização de dados e exercitar suas habilidades a partir da análise que fazem dos dados
O relatório do WEF aponta que a pandemia acelerou os processos de adoção de novas tecnologias em várias frentes, o que deve levar ao fechamento de milhões de empregos
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso