Cabos submarinos são a espinha dorsal invisível do mundo digital, transportando US$ 10 trilhões em transações diárias; 99% das comunicações digitais globais dependem deles. São cerca de 1,4 milhão de quilômetros em serviço cobrindo o fundo dos oceanos. A parte assustadora? Quase não há lei internacional para protegê-los. Construímos toda a economia digital vinculada a uma frágil infraestrutura que qualquer acidente, guerra ou ator hostil pode cortar. Como aconteceu recentemente com dois cabos no Mar Báltico.
Um navio comercial chinês é suspeito de arrastar deliberadamente sua âncora para cortar um cabo que conectava a Lituânia e a Suécia, e outro, distante cerca de 60 a 65 milhas, que conectava a Finlândia e a Alemanha. O incidente, tratado como sabotagem por investigadores, evidencia a enorme vulnerabilidade da gigantesca conectividade global.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
O novo relatório da OTAN revela um campo de batalha onde IA, Biotecnologia e Big Data definem estratégias, alianças e riscos inéditos
Praticamente 99% das comunicações digitais globais dependem de cabos submarinos que têm quase zero proteção internacional. Um ato hostil pode interromper US$ 10 trilhões em transações diárias.
O levantamento da Forrester mostra o que as lideranças tecnológicas estão prevendo para o próximo ano, com investimentos maiores em IA
A pesquisa feita pela Washington University, NIST e da University of Cambridge teorizam a possibilidade de enviar informações para o passado.
Deep tech brasileira criou um método para reciclar ondas eletromagnéticas dispersas no ar como fonte de energia para dispositivos IoT. A solução se encaixa na crescente digitalização da Economia.
O unicórnio mexicano Nowports quer ser o one-stop-shop do transporte de cargas internacional da América Latina para aumentar a transparência e a eficiência do setor
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso