s
Unsplash/Martin Sanchez
SEGURANÇA

Brasil estagna no ranking de competitividade digital

O país se manteve na posição 51 no IMD World Digital Competitiveness Ranking 2021, que mede indicadores de conhecimento, tecnologia e prontidão futura.

A competitividade digital brasileira pode melhorar. O Brasil se manteve na posição 51 no grupo de 64 países ranqueados pelo "IMD World Digital Competitiveness Ranking 2021", do International Institute for Management Development, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) - essa é a mesma colocação de 2020. A avaliação é que, dado o tamanho da economia nacional, o país deveria estar mais bem posicionado. Na América Latina, o Brasil aparece na segunda posição, atrás do Chile (39º). Em relação aos cinco países dos BRIC’S, a nação ocupa o segundo lugar, à frente apenas da África do Sul (60º).

Na visão do responsável pelo capítulo brasileiro do relatório do IMD, Carlos Arruda, que é professor de Inovação e Competitividade da FDC, o Brasil deveria estar listado na casa dos 30, como o Chile. A estagnação no ranking ocorreu apesar de melhorias, como o marco da melhor colocação da história no quesito conhecimento (51º). O relatório mede outros dois pontos: tecnologia e prontidão futura.

“A quantidade de pontos que o Brasil obteve esse ano é melhor que a do ano passado. O país melhorou, mas não foi suficiente. A gente vê retrocessos, mas também vemos avanços. As empresas estão mais conscientes do seu papel e mais orientadas a investir na requalificação dos profissionais para explorar melhor a tecnologia digital. Há a simplificação no marco regulatório, o país criou o Marco Legal das Startups , por exemplo. Então, a direção e as ações estão corretas, mas o Brasil precisa ser mais ágil no processo de digitalizar a sociedade e a economia para ganhar posições competitivas”, afirma Arruda.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Não adianta trancar a porta e deixar a janela aberta

Segurança

Não adianta trancar a porta e deixar a janela aberta

Vulnerabilidades conhecidas desempenharam um papel importante nos ataques de 2022

Insegurança climática, tecnologia resolve?

Inovação

Insegurança climática, tecnologia resolve?

A tragédia no Litoral Norte e as recentes enchentes na Califórnia mostraram o quanto a previsão meteorológica atual é uma fotografia do passado. O mercado privado de previsão meteorológica está estimado em US$ 8 bilhões e vem sendo...

O novo jogo da recorrência

Economia

O novo jogo da recorrência

O modelo de assinatura chegou à maturidade, mas novos desafios se impõem para que encontre o ponto de equilíbrio: pressões macroeconômicas, maior concorrência e evolução das expectativas dos consumidores. Como sair do perfil de risc...

Redes blockchain são seguras?

Segurança

Redes blockchain são seguras?

A tecnologia blockchain foi construída em torno das ideias de consenso, descentralização e criptografia de modo a garantir confiança nas transações. Mas esta é uma cláusula pétrea? Sem ameaças, riscos ou imperfeições?

Arautos do Apocalipse startup

Tendências

Arautos do Apocalipse startup

A falta de acesso a dinheiro imediato pode tirar do jogo quatro em cada cinco startups early-stage, segundo investidores e analistas de business intelligence. Será o Apocalipse?

Governos se movem para o metaverso

Inteligência Artificial

Governos se movem para o metaverso

O metaverso possibilitará que os eleitores participem ativamente da formulação de políticas públicas junto com os governantes eleitos. Utopia? A Coreia do Sul já está neste caminho. Mas há obstáculos a serem enfrentados até a pró...