s
IMAGEM: LinkedIn Sales Solutions/Unsplash
TENDÊNCIAS

As soft skills chegam ao podium

As habilidades comportamentais entraram na equação das contratações. A edtech B.NOUS facilita a jornada de desenvolvimento dos funcionários com a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas focadas em soft skills.

Das 10 habilidades necessárias para o trabalho para 2025, apenas 2 são técnicas. A listagem do Fórum Econômico Mundial, demonstra que, à medida que a tecnologia avança, mais as soft skills serão necessárias. Entretanto, essa não é apenas uma preocupação para o futuro. Em 2018, uma pesquisa da consultoria Page Personnel já demonstrava que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. Os profissionais precisam aprimorar as soft skills. As empresas devem fazer sua parte para apoiar os talentos. A edtech B.NOUS facilita a jornada de desenvolvimento dos funcionários com a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas focadas em habilidades comportamentais. O gap de soft skills será uma das grandes lacunas que as companhias precisarão preencher.

A nova economia não se baseia apenas em tecnologia. Para ter destaque, os profissionais precisam desenvolver as soft skills. As transformações das empresas refletem no mercado de trabalho. As mudanças são cada vez mais rápidas. Segundo um relatório do BCG em parceria com o Emsi Burning Glass e o The Burning Glass Institute, 37% das 20 principais habilidades solicitadas para as vagas de emprego médias nos EUA mudaram desde 2016. Em meio às transformações do trabalho, a busca por funcionários com boas habilidades comportamentais é uma das quatro tendências apontadas pelo relatório.

“Trabalhos digitais não exigem apenas habilidades de programação. Esses trabalhos técnicos agora exigem um equilíbrio de soft skills também. Isso inclui habilidades envolvendo organização, gerenciamento de tempo, habilidades verbais, comunicação, liderança, pensamento positivo, escuta, pensamento crítico e construção eficaz relacionamentos”, aponta a pesquisa.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

Foco no trabalho: 30 minutos é o limite sem se distrair

Carreira

Foco no trabalho: 30 minutos é o limite sem se distrair

Será que a capacidade de manter a atenção no trabalho está morrendo? Pesquisas indicam que maioria só consegue manter o foco por meia hora, antes de se distrair

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

Inovação

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

A lista de tecnologias inclui superfícies inteligentes e micróbios que capturam carbono. Veja um resumo do Relatório do Fórum Econômico Mundial

Agronegócio: Conheça as novas profissões e quanto pagam

Carreira

Agronegócio: Conheça as novas profissões e quanto pagam

O mercado ligado ao agronegócio busca talentos para preencher vagas que surgiram com a introdução de tecnologias e governança.