s
A Automação Inteligente aparece como uma das fortes tendências para 2022 Crédito: Shutterstock
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Automação Inteligente, robôs e empresas: como ficam os negócios

A automação inteligente apareceu em praticamente todas as listas de tendências para 2021 e segue presente nas listas de 2022

2022 está logo ali... e os robôs estão a caminho. Haverá ao menos um deles na sua vida, mesmo que para você IPA ainda seja só uma categoria de cerveja e RPA, um modelo de pagamento. Esses dois acrônimos prometem promover uma verdadeira revolução ao se integrarem cada vez mais à nossa rotina pessoal e profissional.

Intelligent Process Automation (IPA) é a combinação de tecnologias usadas para gerenciar e automatizar processos digitais. Entre elas — e, principalmente — a IA e a Robotic Process Automation (RPA). Com a pandemia e a subsequente necessidade de ganhos de produtividade, as empresas estão abraçando a automação como nunca. Quase sempre na forma de “bots”, encarregados da execução de atividades rotineiras, altamente repetitivas, e que não requerem raciocínio apurado, como revisar faturas, ler e-mails, tomar decisões sobre pedidos de empréstimo e se comunicar de maneira simples com os clientes.

Nos últimos anos, a convergência de automação de processos robóticos (RPA) , inteligência artificial e tecnologias de Internet das Coisas (IoT) se tornou uma realidade viável. Por conta disso, a automação inteligente apareceu em praticamente todas as listas de tendências para 2021 e segue presente nas listas de 2022, da Forbes Technology Council ao Gartner, passando pela MuleSoft. Aqui estão algumas estatísticas que comprovam as previsões mais otimistas:

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Desalinhamento na OpenAI

Inteligência Artificial

Desalinhamento na OpenAI

Após uma semana do lançamento do ChatGPT 4o a OpenAI se envolveu em uma série de polêmicas envolvendo o fechamento da equipe de Superalinhamento e um processo da atriz Scarlett Johansson.

Enfim o primeiro AI OS?

Inteligência Artificial

Enfim o primeiro AI OS?

Os anúncios da Microsoft durante a conferência Build mostram que estamos quase chegando a um OS 100% integrado com IA.

Um chamado à comunidade de IA no Brasil

Inteligência Artificial

Um chamado à comunidade de IA no Brasil

Precisamos unir esforços em torno da ideia de uma "IA soberana" para o nosso país

Por Leonardo Santos *
O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Inteligência Artificial

O J.A.R.V.I.S. está mais próximo

Os lançamentos do GPT-4o, da OpenAI, e do Project Astra, do Google, mostram que estamos mais próximos das Inteligências Artificiais vistas no cinema.

A BYOAI já está entre nós

Inteligência Artificial

A BYOAI já está entre nós

Colaboradores estão cada vez mais utilizando ferramentas de inteligência artificial no trabalho por conta própria, revela estudo da Microsoft.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.