s
A Automação Inteligente aparece como uma das fortes tendências para 2022 Crédito: Shutterstock
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Automação Inteligente, robôs e empresas: como ficam os negócios

A automação inteligente apareceu em praticamente todas as listas de tendências para 2021 e segue presente nas listas de 2022

2022 está logo ali... e os robôs estão a caminho. Haverá ao menos um deles na sua vida, mesmo que para você IPA ainda seja só uma categoria de cerveja e RPA, um modelo de pagamento. Esses dois acrônimos prometem promover uma verdadeira revolução ao se integrarem cada vez mais à nossa rotina pessoal e profissional.

Intelligent Process Automation (IPA) é a combinação de tecnologias usadas para gerenciar e automatizar processos digitais. Entre elas — e, principalmente — a IA e a Robotic Process Automation (RPA). Com a pandemia e a subsequente necessidade de ganhos de produtividade, as empresas estão abraçando a automação como nunca. Quase sempre na forma de “bots”, encarregados da execução de atividades rotineiras, altamente repetitivas, e que não requerem raciocínio apurado, como revisar faturas, ler e-mails, tomar decisões sobre pedidos de empréstimo e se comunicar de maneira simples com os clientes.

Nos últimos anos, a convergência de automação de processos robóticos (RPA) , inteligência artificial e tecnologias de Internet das Coisas (IoT) se tornou uma realidade viável. Por conta disso, a automação inteligente apareceu em praticamente todas as listas de tendências para 2021 e segue presente nas listas de 2022, da Forbes Technology Council ao Gartner, passando pela MuleSoft. Aqui estão algumas estatísticas que comprovam as previsões mais otimistas:

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Pequenos Modelos de Linguagem: Por que menor às vezes é melhor

Inteligência Artificial

Pequenos Modelos de Linguagem: Por que menor às vezes é melhor

A nova tendência para o mercado de inteligência artificial são os Pequenos Modelos de Linguagem, que cativou empresas como Hugging Face, Mistral AI, Nvidia e OpenAI, entre outros.

AI e o reflorestamento de empregos

Inteligência Artificial

AI e o reflorestamento de empregos

Se uma empresa que desmata ou polui é cobrada por reflorestar determinada área, uma empresa que troque empregos pela adoção de IA deveria também ser cobrada por investir em educação e upskilling da IA?

Por Por Rodrigo Helcer, Marília Tosetto, Álvaro Schocair e Joseph Teperman *
Crise de produtividade? Participação na empresa pode ser a resposta

Produtividade

Crise de produtividade? Participação na empresa pode ser a resposta

Nas empresas em que os funcionários têm participação na empresa, eles demonstram maior envolvimento e comprometimento com tarefas e resultados

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

Inteligência Artificial: Foque no desempenho humano

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: Foque no desempenho humano

Uma nova pesquisa mostra que é preciso valorizar as habilidades exclusivas dos seres humanos para progredir no uso das tecnologias.