s
INOVAÇÃO

Assim será a próxima onda de inovação

De chips verdes e computadores quânticos à privacidade diferencial para modelos de IA, trazidas por jovens abaixo dos 35 anos

Como saber o que vem a seguir, especialmente com um tema tão dinâmico como a tecnologia? Uma maneira é olhar quem são as cabeças capazes de impulsionar a nova onda de inovação. Um exercício que a MIT Technology Review faz todos os anos, ao apontar os 35 inovadores com menos de 35 anos. A lista mais recente foi divulgada esta semana. E, como esperado, traz um traço marcante entre os escolhidos: o trabalho com Inteligência Artificial, seja na robótica, na computação, na biotecnologia, nas tecnologias climáticas, ou na pesquisa de IA propriamente dita.

Representando essa turma, Sharon Li, apontada como a Inovadora do Ano de 2023, se dedica a desenvolver sistemas de IA mais seguros. Professora assistente da Universidade de Wisconsin, Madison, Li é uma das criadoras de um recurso de segurança de IA chamado detecção fora de distribuição (OOD), que ajuda os modelos de IA a determinar quando devem se abster de agir caso se deparem com algo no qual não foram treinados.

Li desenvolveu um dos primeiros algoritmos OOD para redes neurais profundas. Desde então, o Google montou uma equipe dedicada para integrar a detecção de OOD em seus produtos. No ano passado, a análise teórica de Li sobre a detecção de OOD foi escolhida entre mais de 10.000 submissões como um artigo de destaque da NeurIPS, uma das mais prestigiadas conferências de IA.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *
Viagens e turismo em modo futuro

Inovação

Viagens e turismo em modo futuro

Um denso estudo produzido pela Design Hotels, em parceria com a SOON Future Studies, mergulha no cruzamento da tecnologia, com a mudança do comportamento das pessoas sobre viagens, turismo e hospedagem, para traçar um panorama interessan...

Generosidade infecciosa

Inovação

Generosidade infecciosa

Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta. Pois quem agora defende o mote é o CEO da TED, Chris Anderson, que lança um livro sobre o impacto surpreendente da "generosidade infecciosa".

Dinheiro (low carbon) ao mar

Inovação

Dinheiro (low carbon) ao mar

O transporte marítimo de cargas corre para cortar sua pegada de gases de efeito estufa. Com as novas medidas em vigor, aumentam os investimentos em startups de tecnologia marítima