Um artigo publicado no final da semana passada pela Investment Monitor, detalha a hipótese de uma extinção em massa de startups em 2023. “Quatro em cada cinco startups correm risco de fracassar em 2023”, alerta a consultoria, especializada em business intelligence para mercados globais.
Eventos de extinção são parte da vida de quem empreende em tecnologia. Nove em cada dez falham, por várias razões, em um período que pode ir de um a cinco anos da sua fundação, aponta o Failory.com. Falta de dinheiro para continuar é uma dessas razões. Mas o artigo da Investment Monitor está falando é de uma falta nova, que vem da recusa de investidores de risco (VCs) de colocar grana em startups no meio da crise econômica.
Uma pesquisa da January Ventures, com 450 startups early-stage dos EUA e Europa, indica que 81% delas têm dinheiro em caixa para menos de 12 meses, e a pergunta foi feita no final do ano passado. A pesquisa sinaliza o lado cruel dessa crise: em 2020, 81% dessas empresas cortaram custos no início da pandemia. Em 2022, só 15% cortaram custos, embaladas pelos números fantásticos de investimentos em 2021. E agora veem os VCs puxando o fio da tomada (gráfico).
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
"O capital é oxigênio, e a comunidade é a fazenda que alimenta sua equipe e ajuda a startup a crescer", diz Brian Requarth, cofundador da plataforma Latitud, para a América Latina
O Brasil tem potencial de ser destaque em alguns temas, como biodiversidade e saúde. É essencial aproximar a ciência do mercado e sistematizar uma estratégia para fomentar a formação de um ecossistema nacional de soluções.
US$ 33 bilhões foram investidos nos empreendimentos ligados a blockchain, DeFi, DAO e crypto em 2021. Novos fundos de VC continuam a surgir em 2022
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso