s
TENDÊNCIAS

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.

É fato. O mundo vem passando por mudanças rápidas, perturbadoras e dramáticas, chamadas pelo Dubai Future Foundation (DFF) de mudanças quânticas. Essas mudanças são desafios para muitos e oportunidades para poucos. Fazer com que um número maior de países, empresas e pessoas consigam transformar ameaças em oportunidades deveria ser um objetivo global, defende a organização em seu recém-lançado “Future Opportunities Report: The Global 50”.

O objetivo da DFF é mostrar como visões do futuro podem ser traduzidas em oportunidades que, por sua vez, podem ser usadas para explorar o que fazer hoje para beneficiar o amanhã.

As 50 oportunidades descritas no relatório são categorizadas em cinco categorias principais:

  • Saúde Reinventada — que inclui a criação de um banco global de estirpes bacterianas para facilitar o desenvolvimento de tratamentos; roupas que forneçam nutrientes essenciais; nanobots que regenerem músculos e combatam o envelhecimento; órgãos humanos impressos em 3D; radiologia personalizada; e muito mais.
  • Natureza Restaurada — sobre como abordar as cidades como ecossistemas; a capacidade de fornecer água potável infinita; aceleração do crescimento de árvores e plantas; redesenho das políticas ambientais; e a energia das marés.
  • Sociedades Capacitadas — sobre como alavancar as transformações digitais para salvaguardar a cultura; a adoção de novas abordagens para promover a saúde mental; e a ampliação de acesso às soluções de IA, entre outras iniciativas.
  • Sistemas Otimizados — que inclui melhorar a política monetária na era da IA; acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias de coleta, análise e armazenamento de dados; incentivar o uso da IA na automatização de tarefas jurídicas e judiciais; acelerar a criação de medicamentos e vacinas utilizando IA; usar DNA para armazenar informações; usar a previsão para moldar a política externa, etc.
  • Inovações Transformadoras — que passa por aproveitar a IA generativa; reinventar baterias para fornecer energia em áreas remotas; ter carros movidos a energia solar; aprender enquanto dormimos; desenvolver a automanutenção das máquinas; empregar grandes modelos de linguagem para avanços científicos; converter resíduos alimentares em plástico orgânico; unir computadores clássicos e quânticos; e por aí vai.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

A tecnologia acelerou, mas a base científica e humana está encolhendo

Inovação

A tecnologia acelerou, mas a base científica e humana está encolhend...

Enquanto IA, quântica e biotecnologia avançam, Stanford alerta para a erosão da ciência básica e do capital humano

Mais cobrança por resultados, menos preparo: a equação de risco das empresas em 2026

Tendências

Mais cobrança por resultados, menos preparo: a equação de risco das...

Estudos do GPTW, da Gartner e da Harvard Business Review indicam que exigir performance sem recalibrar suporte, cultura e capacitação cobra um preço alto

A crise silenciosa do trabalho: por que as empresas estão perdendo foco, não horas

Tendências

A crise silenciosa do trabalho: por que as empresas estão perdendo fo...

Dados globais indicam que apenas 2 a 3 horas do dia são realmente produtivas, enquanto o “trabalho sobre trabalho” e a fragmentação da agenda corroem a eficiência

O verdadeiro gargalo da inovação é a complexidade

Inovação

O verdadeiro gargalo da inovação é a complexidade

WIPO analisa 2.508 capacidades e mostra por que conectar ciência, tecnologia e mercado virou vantagem competitiva

Cortar vagas júnior por causa da IA pode sair caro para CEOs e boards

Tendências

Cortar vagas júnior por causa da IA pode sair caro para CEOs e boards

Ao reduzir a porta de entrada hoje, empresas arriscam perder talentos, cultura e liderança no médio prazo

Por que a liderança falha na mudança — mesmo quando a estratégia é boa

Tendências

Por que a liderança falha na mudança — mesmo quando a estratégia...

Dados da DDI revelam que o maior gargalo das transformações não está no plano, mas na forma como líderes engajam, escutam e reforçam comportamentos