s
Créditos: (Arezzo/Divulgação)
INOVAÇÃO

Apoio à inovação: a virada digital da Arezzo&Co

Fechar parcerias com as startups é uma parte fundamental do processo de transformação digital do grupo

Velha conhecida dos brasileiros, a Arezzo&Co está em um processo de transformação digital. A parceria com as startups é um ponto central dessa trajetória e um novo passo foi dado nesse caminho: o grupo anunciou seu primeiro investimento em uma startup por meio do ZZ Ventures, o fundo de Corporate Venture Capital da empresa, na última semana. O aporte integra um movimento de inovação aberta, que é complementado pelo ZZ Hub, o hub de inovação do grupo. A aproximação do ecossistema inovador é uma iniciativa que tem se repetido no setor de moda e varejo.

A escolhida para o investimento é a edtech Growdev, especializada na criação e condução de cursos profissionalizantes no ramo de tecnologia e programação. Para um grupo de moda e lifestyle, dono de marcas como Shultz, Reserva, Alexandre Birman e a homônima Arezzo, investir em uma startup de educação pode parecer algo fora do comum. Entretanto, o aporte está em consonância com a estratégia de transformação digital da empresa, já que se tornar mais digital implica em ter um time de tecnologia.

O CVC tem um valor inicial estimado em R$ 30 milhões. Como um todo, o ZZ Ventures realizou outros dois deals além da Growdev. Em 2020, o grupo usou o fundo para adquirir o brechó online Troc. "O negócio da Troc é um M&A pela característica de assumir o controle de maneira majoritária, incorporar integralmente o negócio. Então, em termos do ZZ Ventures, o aporte na Growdev o segundo negócio, mas, no sentido de realmente ser uma investida com o caráter de uma participação estratégica e não com a aquisição, o aporte é o primeiro do tipo", explica o Chief Digital Officer (CDO) da Arezzo&Co, Maurício Bastos. Por meio do fundo, o grupo também investiu na Play9, uma agência de influenciadores criada por Felipe Neto e João Pedro Paes Leme.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis e tenha acesso a 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Corporate Venture Capital: alinhamento é chave para empresas e startups

The Shift 360°

Corporate Venture Capital: alinhamento é chave para empresas e startu...

Modelo de Inovação Aberta por meio de investimento gera benefícios além do capital, mas pode trazer riscos ao empreendedor

Por João Ortega
O bom momento das startups está chegando ao fim?

Startups

O bom momento das startups está chegando ao fim?

Demissões e a desaceleração dos investimentos indicam que as startups devem enfrentar mais desafios para fechar a próxima rodada.

Entrevista

"As empresas precisam saber viver no plano B, e no plano C, e na adapt...

Para Patrícia Chacon, CEO da Liberty Seguros, o propósito é o norte, mas a flexibilidade e a abertura à mudança são habilidades que levam ao sucesso em qualquer cenário