Poucas pessoas se dão conta que quando falamos de IA Generativa estamos também falando de simulação. Gerar um novo texto é o mesmo que simular qual seria a sequência de um tema, do mesmo modo que criar uma nova imagem é o mesmo que simular baseado em alguns indicadores que chamamos de prompt. Se expandirmos o conceito significa que um texto que possui certas características está simulando um comportamento humano, assim como estilo artísticos, sons da natureza, games, vídeos etc.
Dai chegamos no que chamamos Agentic AI. A mesma tecnologia generativa é utilizada para gerar soluções que simulam decisores humanos em processos reais, capazes de alterar algo se necessário ou até mesmo de pedir ajuda. Esses agentes podem ter nome, estilo e até perfil psicológico.
Mas como tal tecnologia poderá impactar os negócios?
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
O futuro não é a IA prevendo comportamentos, mas simulando-os. Empresas estão criando gêmeos digitais dos clientes — com personalidades, comportamentos e padrões de decisão — para testar estratégias de negócios.
Na fachada, a IA está em eletrodomésticos, como geladeiras, berços para bebês e até aneis. Mas há muita IA que vale a pena
Na opinião do professor Stuart Russell, a única maneira de avançar é descobrir como tornar a segurança de IA uma condição para fazer negócios.
Com bilhões em jogo, startups de IA enfrentam o desafio de provar seu valor em um mercado cada vez mais competitivo
Escassez de talentos e infraestrutura de dados são os principais obstáculos para adoção de IA na região, mas perspectiva de crescimento cria oportunidades, diz Marcos Grilanda
Agentes autônomos de IA não se encaixam em nossos antigos modelos de preços. Outras formas de precificação estão surgindo.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso