s
Infográfico: The Shift
TENDÊNCIAS

A teia gigante da Economia das APIs

Elas são a ponte entre diferentes ecossistemas e as facilitadoras da inovação. O mercado financeiro nacional é o maior exemplo de que não podemos mais sobreviver sem elas

Por Silvia Bassi 11/08/2022

Em uma economia descentralizada, as APIs  (Application Programming Interfaces) são a ponte e a cola entre diferentes ecossistemas, serviços, produtos, empresas e consumidores. Elas são as facilitadoras da inovação e o caminho mais rápido para chegar da ideia ao produto, gerando valor para o negócio.

No Brasil, talvez o exemplo mais contundente da importância das APIs seja o cenário do mercado financeiro digital, que junta as fintechs com bancos e serviços financeiros tradicionais. O “3º volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022“, conduzida pela Deloitte em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mostra que, em 2021, foram abertas digitalmente 10,8 milhões de contas correntes, mais que o meio físico, que totalizou 9,9 milhões.

Sete em cada dez operações bancárias feitas foram realizadas pela internet e pelo celular, no ano passado no país. Apenas 3% das transações bancárias ocorreram em agências em 2021. Tinha API no meio? Certamente. Open Data, Open Finance, Open Innovation têm as APIs no centro das estratégias para viabilizar negócios digitais com agilidade, produtividade e flexibilidade. A pesquisa mostra que de dezembro de 2021 a abril de 2022, a quantidade de usuários pessoa física que deram consentimento para doação de dados cresceu 18%. Entre pessoas jurídicas a expansão foi de 60%.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Pense nos markeplaces que floresceram com a pandemia. E no PIX, que mostra como as APIs podem ser uma “força da natureza”: entre março de 2021 e março de 2022, o número de usuários que emitiram mais de 30 Pix por mês cresceu 809%, enquanto a base geral de usuários cadastrados cresceu 72%. Já a base de usuários que receberam mais de 30 Pix por mês avançou 464%, segundo a Febraban/Deloitte.

Nos últimos cinco anos, as APis transbordaram para todas as verticais com velocidade. Um dos motivos: a necessidade de captar e utilizar dados como motor dos negócios em uma economia data-driven. Em 2028, segundo pesquisa da Adroit Market Research, o mercado global de gestão de APIs vai chegar a US$ 21,7 bilhões.

  • A força dessas “pecinhas de Lego” em formato de sofware é elemento de atração para os profissionais do mercado de tecnologia. O relatório State of APIs mostra, por exemplo, que 75% dos Devs declararam como prioridade participar da Economia das APIs em 2022.
  • A mesma pesquisa, ao mapear o uso de APIs por países, mostra que no Brasil, em 2021, havia mais de um milhão de APIs ativas.
  • No diretório global de APIs mantido pela Programmable Web desde 2005, o número de APIs públicas já passa da casa das 24 mil.
  • Tem API funcionando como “cola” para operações que envolvem IoT (Internet das Coisas)? Sim, e segundo a pesquisa Global IoT API Market Report 2022, da Research and Markets, esse é um mercado avaliado em US$ 215,5 bilhões “logo mais”, em 2026.

Confira mais informações no Infográfico – As APIs no centro da estratégia (veja abaixo).

infográfico mostra a força das APIs no mercado global

Um planeta sob nova direção

Tendências

Um planeta sob nova direção

Homem e natureza são parte do mesmo sistema interconectado. Se um destrói o outro, sucumbirá em seguida. Com esta certeza, universidades, ONGs e empresas privadas estão se unindo para criar centros de conhecimento de Desenvolvimento Reg...

Um

Tendências

Um "canvas donut" para negócios

Uma economia regenerativa, distributiva e próspera, na qual as necessidades humanas básicas e os recursos do planeta são equilibrados para garantir o bem-estar coletivo e planetário. Parece uma proposta razoável? É a Economia Donut, c...

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Tendências

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de negócios global Euromonitor International mapeou as 10 Principais Tendências Globais de Consumo em 100 países

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Fintechs

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Os dados são centrais no Open Finance, mas nem sempre os bancos conseguem gerar valor a partir das informações. Startups ajudam a criar melhores produtos de finanças abertas com a conversão de dados dos usuários em insights.

A erupção dos

Tendências

A erupção dos "colarinhos verdes"

As empresas que, no ano passado, sofreram uma fuga de talentos poderão ter dificuldades se quiserem contratar uma nova leva de profissionais. É que os green jobs estão absorvendo esta mão-de-obra, ao mesmo tempo em que a qualifica.