s
LIDERANÇA

A Construção Criativa pede passagem

Pesquisas da EY,BCG e McKinsey mostram quais são as atitudes e tendências que os CEOs do mundo todo estão adotando para crescer nos negócios e obter melhores resultados

O crescimento — em receitas e lucros — é o critério pelo qual se mede a aptidão competitiva e a saúde das organizações. O crescimento consistente e lucrativo é, portanto, uma meta quase universal para os líderes — e uma meta difícil de ser alcançada. Para atingir essa meta, as empresas precisam de uma estratégia de crescimento que englobe três conjuntos de decisões relacionadas: com que velocidade crescer (a meta de taxa de crescimento); onde buscar novas fontes de demanda (a direção do crescimento); e como acumular os recursos financeiros, humanos e organizacionais necessários para crescer (o método de crescimento), explica o professor Gary P. Pisano no livro "Creative Construction: The DNA of Sustained Innovation".

O que toda empresa sabe de cor é que o caminho para o crescimento sustentável é por meio da inovação. O que requer sabedoria para abraçar a construção criativa para evitar a destruição criativa, que costuma ser o destino de muitos. No processo de busca pelo crescimento, as empresas podem facilmente destruir os fatores que as tornaram bem-sucedidas, como sua capacidade de inovação, sua agilidade, seu excelente atendimento ao cliente ou suas culturas exclusivas.

Finalmente, parece que as empresas começam a enxergar isso. Pesquisas recentes revelam que apesar de preverem um ambiente contínuo de baixo crescimento e nenhum retorno a curto prazo às taxas de juros ultrabaixas, os CEOs permanecem otimistas em relação ao crescimento e à lucratividade de suas empresas. Por quê? Estão transformando a disciplina em custos no drive de suas estratégias de investimento e transformação de negócios.

  • A necessidade de remodelar as operações para o futuro e as tecnologias disruptivas (como a IA generativa) estão motivando as lideranças a colocar a gestão de custos no topo da lista de tarefas, diz o "CEO's Guide to Costs and Growth", do BCG.
  • A maioria de CEOs (95%) está planejando manter ou acelerar suas mudanças transformacionais em 2024, sendo que a parcela dos que pretendem acelerar (58%) quase triplicou nos últimos seis meses, segundo o mais recente CEO Outlook Pulse, da EY.
  • A saúde organizacional (ainda) é a chave para o desempenho a longo prazo, o melhor indicador da criação de valor e uma fonte sustentável de vantagem competitiva no mercado global de hoje, completa o Organizational Health Index (OHI), da McKinsey.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Perguntas são a resposta

Liderança

Perguntas são a resposta

A habilidade de fazer as perguntas mais adequadas, gerarão as melhores respostas e soluções. Importante para as lideranças no mercado, mas pouco explorado por eles.

O futuro do trabalho é promissor

Liderança

O futuro do trabalho é promissor

Haverá aumento das oportunidades de trabalho na economia digital movida pela IA? Sim, mas apenas se as lideranças estiverem prontas para lidar com quatro grandes limites, diz estudo do BCG.

KPIs ESG ainda são raros

ESG

KPIs ESG ainda são raros

O princípio que norteia as métricas-chave de desempenho das empresas "escorrega" quando o assunto é ESG. Indicadores-chave consistentes ainda deixam a desejar, segundo pesquisa da KPMG.

Invista em treinar e desenvolver a equipe

Liderança

Invista em treinar e desenvolver a equipe

Embora o treinamento e desenvolvimento de funcionários sejam caros, pesquisas apontam que esse tipo de atividade aumenta o senso de conexão com a empresa. E cada vez mais treinamentos que utilizam IA podem ser implementados no ambiente de...

A Construção Criativa pede passagem

Liderança

A Construção Criativa pede passagem

Pesquisas da EY,BCG e McKinsey mostram quais são as atitudes e tendências que os CEOs do mundo todo estão adotando para crescer nos negócios e obter melhores resultados

O que torna o feedback tão difícil?

Liderança

O que torna o feedback tão difícil?

A dor de descobrir lacunas profundas provoca fortes emoções e aciona gatilhos indesejados. Às vezes, a hesitação em aceitar essas lacunas vem das reservas que temos com a pessoa que as apontou