s
Crédito: Pixabay

ECONOMIA

Conexão global mais forte pode acelerar recuperação econômica

Relatório aponta que os fluxos de capital foram mais afetados do que o comércio pela recessão da Covid-19

Por Redação The Shift 06/01/2021

A pandemia interrompeu rotas de comércio global por algum tempo e o nível mundial de conexão global deve ficar no mesmo patamar da crise financeira global de 2008-2009. Com a interrupção de voos entre muitos países, o fluxo de pessoas caiu e viagens internacionais retomaram os níveis de 1990. Mas os sinais de recuperação no comércio internacional são fortes e a proporção de produção global que cruza fronteiras deve registrar uma queda modesta em 2020, de acordo com a Pesquisa DHL Global Connectedness Index 2020, feita em parceria com a Stern NYU School of Business.

Ao contrário do tão falado "fim da globalização", as empresas e as pessoas buscaram formas de se conectar digitalmente para continuar a fazer negócios. Os fluxos de dados internacionais (leia-se, aumento no uso da internet) e chamadas telefônicas aumentaram conforme a pandemia forçou interações pessoais a se tornarem digitais. Com a adoção do trabalho remoto e das aulas online, empresas e pessoas correram para se manter conectadas digitalmente, levando a aumentos de dois dígitos no tráfego de internet global.

As economias digitais avançadas se saíram muito melhor durante a pandemia e a criação de "mercados do amanhã" depende dessa conexão global.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Economias digitais avançadas administraram melhor a crise, diz WEF

Economia Digital

Economias digitais avançadas administraram melhor a crise, diz WEF

Relatório de Competitividade Global deixa se fazer o ranqueamento dos países pela primeira vez para focar nos imperativos da recuperação econômica

Por Cristina De Luca
Tigres asiáticos indicam os caminhos para chegar ao novo normal

Economia

Tigres asiáticos indicam os caminhos para chegar ao novo normal

Primeiros a sofrer o impacto do coronavírus, os países asiáticos devem liderar o cenário econômico global pós pandemia. As soluções passam por uma revisão dos padrões de consumo, trabalho e cadeia de suprimentos

Por Redação The Shift
O que esperar da era Biden?

Tendências

O que esperar da era Biden?

O mundo dos negócios aposta que a era Biden deve inaugurar um período de maior estabilidade econômica e externa dos EUA

Por Redação The Shift