A revista Time elencou as 100 criações mais relevantes deste ano. Examinamos dez delas aqui
Anualmente, a revista norte-americana Time elege 100 invenções “que estão tornando o mundo melhor, mais inteligente e um pouco mais divertido”. A publicação leva em consideração fatores como originalidade, efetividade, ambição e impacto para definir a seleção. As inovações são divididas em categorias que variam de finanças a saúde, inteligência artificial a realidade aumentada, sustentabilidade a bem-estar. A seguir, analisamos dez invenções da lista que estão alinhadas às grandes tendências de mercado no momento.
Depois de anos de pesquisa e desenvolvimento, a healthtech norte-americana Augmedics recebeu no fim de 2019 a licença para o xvision. Trata-se de um dispositivo de realidade aumentada (AR) que transforma uma tomografia em uma visualização 3D para guiar o cirurgião durante uma operação. O mercado global de tecnologia para cirurgias é estimado em mais de US$ 14 bilhões e AR é um recurso que vem sendo cada vez mais adotado nos hospitais.
Por conta do isolamento social, profissionais ao redor do mundo passaram a fazer suas reuniões remotamente. A startup Owl Labs Meeting desenvolveu um dispositivo inteligente capaz de focar o áudio e vídeo em quem está falando no momento, criando uma sensação mais fluída para uma conversa à distância. Redesenhar o trabalho em um mundo pós-Covid é um dos desafios para o ecossistema de tecnologia, e invenções como esta podem nos indicar como será o futuro híbrido.
Conteúdo exclusivo para membros da The Shift
Aproveite a promoção e assine
Modelo de inovação soluciona problemas complexos imitando mecanismos naturais e terá impacto de US$ 450 bilhões no PIB global até 2030
Eleito pelo Fórum Econômico Mundial como Empreendedor Social de 2020, Guilherme Brammer sugere aplicar a ótica da eficiência e da sustentabilidade ao consumo
Equipamentos de última geração e avanços em robótica e IA estão transformando salas de operação