Estejam todos convidados a lançar um novo olhar para a estratégia em suas empresas: o da prática. Nesta perspectiva, estratégia vai muito além das escolhas sobre como suas empresas devem se posicionar nos mercados de atuação para obter retornos acima da média. Pelo contrário, a atenção se direciona para quem faz o trabalho da estratégia, quais materiais são utilizados e como a estratégia se realiza ao longo do tempo.
Para começar, perguntem-se: quem são os indivíduos, grupos, organizações e/ou instituições por detrás da estratégia “como ela é”? Por exemplo, imaginem mudar seus planejamentos estratégicos, incorporando a participação de diferentes atores, e pensem nas consequências. Avaliar os “praticantes” é fundamental, pois eles incorporam identidades, interesses, formas de pensar e de agir específicos.
Observem ainda quais são as “práticas” da estratégia utilizadas, como metodologias, aparatos tecnológicos, discursos e narrativas. Já se perguntaram os efeitos de uma “análise SWOT” ou de apresentações em “PowerPoint”? Embora tais práticas nem sempre tenham propósitos claros, são capazes de influenciar os sentidos das pessoas em relação à estratégia e seus níveis de engajamento.
Ao longo do tempo, a estratégia também se manifesta por meio de um fluxo de atividades de formulação e implementação que afetam seus resultados pretendidos e não pretendidos. Compreender essas “práxis” implica repensar a frequência com que vocês fazem revisões e discussões sobre lições aprendidas sobre a estratégia.
Este convite permitirá a vocês enxergarem a estratégia enquanto uma “profissão”, que exerce importante papel em nossa sociedade. Talvez sem saber, muitos de vocês já exercem esta profissão, há muito tempo, em suas atuações enquanto gerentes, planejadores, professores, pesquisadores ou consultores. Assim, vocês possivelmente serão melhores profissionais na busca por alavancar os resultados das suas empresas por meio da realização de estratégias deliberadas e do aproveitamento de oportunidades emergentes.
Revolução e evolução devem atuar como maneiras complementares de promover a adaptação das empresas em seus mercados de atuação
O discurso da estratégia é recorrente em organizações de todo o tipo, principalmente nas empresas
A estratégia vai muito além das escolhas sobre como uma empresa deve se posicionar para obter retornos acima da média
Comece a enxergar estratégia como “profissão”, que exerce importante papel em nossa sociedade
Estratégia aberta: mais transparência, maior inclusividade e compartilhamento entre os stakeholders
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso