As fronteiras entre os países são apenas linhas imaginárias. Mas, para as empresas, podem se tornar barreiras altas e reais. Na média, a expansão internacional traz prejuízo nos primeiros cinco anos e retorna apenas 1% após dez anos, segundo dados da Reuters publicados em 2015.
Embora acessar mercados maiores seja a prioridade nos processos de expansão, duas a cada três empresa buscam, também, capital humano qualificado. Um estudo da The Economist com profissionais de RH aponta, no entanto, que recrutar talentos no exterior e lidar com leis trabalhistas e questões de compliance locais são as grandes dificuldades do processo.
A gestão de pessoas surge, assim, como o primeiro dos desafios para a expansão internacional. Além disso, o que mais pode dar errado?
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Crescimento de 42% em relação ao ano anterior, tornando-se a segunda região com maior crescimento neste mercado.
Pesquisa feita pela Meta mostra que apesar de 90% das vendas ocorrerem nas lojas físicas na América Latina, quase da metade das pessoas utilizam a internet para pesquisar produtos
Mais experiências, acessibilidade e bem-estar são algumas das tendências dos consumidores segundo pesquisa da McKinsey
O lançamento do novo sedã hibrido King no mercado brasileiro mostra que a montadora BYD quer ir além dos carros elétricos.
Investir em transformação digital é colocar dinheiro naquilo que levará a empresa para frente. A questão é entender quais são as áreas que precisam ser direcionadas.
Empresas podem fortalecer a confiança que os consumidores depositam nelas tomando seis atitudes consideradas prioritárias hoje.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso