s
IA Agêntica pode revolucionar o combate a crimes financeiros nos bancos (Crédito: Freepik)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IA Agêntica transforma operações contra crimes financeiros

Relatório da McKinsey mostra como IA Analítica, Generativa e Agêntica podem transformar o combate a crimes financeiros, elevando eficiência e produtividade

Entre 10% e 15% da força de trabalho em tempo integral (FTE) dos bancos costuma estar alocada apenas em funções Conheça seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML). Apesar de bancos em mercados avançados terem aumentado seus gastos em até 10% ao ano entre 2015 e 2022, apenas 2% dos fluxos globais de crimes financeiros são detectados. Além disso, o baixo nível de automação, somado a dados fragmentados e não padronizados gera processos lentos, manuais e pouco eficientes.

Uma análise da McKinsey destaca três níveis de aplicação de IA contra crimes financeiros:

  1. IA Analítica – melhora a eficiência de tarefas como monitoramento de transações, detecção de sanções, triagem de nomes e fraudes. Permite modelos dinâmicos de avaliação de risco do cliente, com mais fatores comportamentais e análises de anomalias.
  2. IA Generativa – auxilia investigadores humanos na coleta e extração de dados, na análise de grandes volumes de informações (ex.: notícias negativas, origem de fundos, declarações corporativas), na redação de relatórios de atividades suspeitas e no controle de qualidade.
    • Exemplo: um banco universal implementou uma solução de extração de dados com genAI em 50 analistas durante um piloto de 4 semanas, codificando 50 questões de política e 300 subtarefas. O processo reduziu drasticamente o tempo de análise.
    • Outro caso: um grande banco usou genAI para gerar e revisar declarações de finalidade e natureza de transações, melhorando a qualidade e reduzindo o tempo de manipulação.
  3. IA Agêntica (Agentic AI) – vai além, pois permite que agentes autônomos executem tarefas fim a fim (com supervisão humana apenas em exceções). Essa tecnologia pode assumir atividades como onboarding de clientes, verificações KYC, monitoramento de transações e investigações de fraude desde o alerta até o fechamento do caso.

O salto de produtividade com a IA Agêntica

Enquanto IA Analítica e Generativa aumentam a eficiência (ganhos de 15% a 20% de produtividade), elas ainda dependem fortemente de humanos. A IA Agêntica, por sua vez, cria uma verdadeira “fábrica digital” de agentes, com ganhos de produtividade de 200% a 2.000%, segundo a McKinsey.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O novo playbook do software

Inteligência Artificial

O novo playbook do software

A IA está mudando o mercado de software. Empresas nativas de IA crescem até três vezes mais rápido que as de SaaS tradicional, com um diferencial: retorno rápido de valor para o cliente.

Inovação agora é gestão de capital

Inovação

Inovação agora é gestão de capital

Estudo mostra que a inovação deixou de ser privilégio de quem tem grana para se tornar disciplina de quem tem clareza. Experimentar custa menos. Escalar custa mais.

Os agentes de IA avançam. As empresas, nem tanto

Inteligência Artificial

Os agentes de IA avançam. As empresas, nem tanto

Muitas organizações têm dificuldade em transformar a IA Agêntica em ROI. Desafios estruturais como governança, déficit técnico, custo e confiança ainda limitam o impacto desejado

IA no trabalho: entre dopamina, workslop e risco regulatório

Inteligência Artificial

IA no trabalho: entre dopamina, workslop e risco regulatório

Pesquisas recentes mostram que chatbots e copilots podem capturar atenção como redes sociais e máquinas caça-níqueis. E já há um preço alto sendo pago nas empresas.

Como aumentar a segurança da GenAI?

Inteligência Artificial

Como aumentar a segurança da GenAI?

Tratando segurança como arquitetura e não como filtro no fim do funil. Aplicações que nascem com detecção, supervisão e resposta em camadas independentes escalam com menos sustos.

Otimismo e medo: como os brasileiros veem a IA no trabalho

Inteligência Artificial

Otimismo e medo: como os brasileiros veem a IA no trabalho

Pesquisa mostra que 85% dos trabalhadores acham que a IA vai impactar seus empregos. O Brasil é o mais otimista da América Latina, mas também sente medo de ser substituído