s
Relatório mostra que, entre risco regulatório e novas oportunidades de mercado, as empresas incumbentes estão redesenhando estratégias com foco em energia limpa, baterias e hidrogênio verde (Crédito: Freepik)
TENDÊNCIAS

Inovação climática: quem chegar cedo leva vantagem

Acelerando em EVs, hidrogênio e energias renováveis, empresas que apostam na hora certa estão capturando valor em meio a riscos geopolíticos e pressão regulatória

Por Soraia Yoshida 02/04/2025

Diante de um planeta em transição, o desafio da descarbonização se converteu em uma corrida estratégica entre empresas que buscam não apenas reduzir emissões, mas também capturar valor em um mercado trilionário. Segundo o relatório mais recente da McKinsey & Company, intitulado “How incumbents can succeed in climate-driven growth investments”, as empresas tradicionais — conhecidas como incumbentes — estão não só respondendo à pressão climática, mas tomando a dianteira na construção de novos negócios baseados em tecnologias verdes.

Entre 2019 e 2023, 377 grandes empresas de setores intensivos em capital investiram um total acumulado de US$ 683 bilhões em negócios baseados em tecnologias climáticas. Trata-se de um aumento de seis vezes em relação a 2019, com destaque para os setores de Energia, Automotivo e Petróleo & Gás, que lideraram tanto em valor absoluto quanto em ritmo de crescimento.

O número de projetos com decisão final de investimento (FID) em hidrogênio quadruplicou entre 2020 e 2024. No mesmo período, o número de negócios relacionados à remoção de carbono (CDR) aumentou três vezes. A demanda por créditos de carbono permanentes também segue em alta.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Boards em crise: só 11% dos líderes se dizem confiantes

Tendências

Boards em crise: só 11% dos líderes se dizem confiantes

Estudo da Korn Ferry mostra baixa confiança das lideranças e riscos crescentes para empresas em todo o mundo

Quase metade dos profissionais já prefere IA a chefes humanos

Tendências

Quase metade dos profissionais já prefere IA a chefes humanos

Estudo mostra que 45% dos trabalhadores confiam mais na IA que em colegas e 44% aceitariam ter a tecnologia como gestora, revelando mudanças profundas na liderança e na cultura organizacional

SaaS na América Latina vai dobrar até 2027 — Pix é o grande motor

Tendências

SaaS na América Latina vai dobrar até 2027 — Pix é o grande motor

Mercado de SaaS cresce 23% ao ano na região e traz novas oportunidades para PMEs.

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digital

Inteligência Artificial

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digi...

A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização

Foresight sem visão: o ponto cego das empresas

Tendências

Foresight sem visão: o ponto cego das empresas

Dados de 400 executivos mostram foco em metas e pouco em futuro de longo prazo

Chega de hype: a IA tem que entregar

Inteligência Artificial

Chega de hype: a IA tem que entregar

Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.