Rodadas maiores de investimento e mais operações de M&Adevem animar o mercado de healthtechs este ano, com as biotechs atraindo olhares de investidores do mercado financeiro, saúde e farmacêuticas. A sinalização para 2024 é a retomada gradual de aportes, compras e licenciamento de tecnologias e patentes, segundo participantes da 42ª Conferência J.P. Morgan Healthcare (JPM 2024), realizada pelo banco esta semana.
O ano passado não foi fácil: houve queda na oferta de capital de risco, grande volume de demissões e crescimento dos pedidos de concordata de biotechs. Esse último item é um efeito colateral da pandemia, que interrompeu estudos clínicos e, no pós-pandemia, reduziu o fluxo de capital para um setor que cria ativos com muito potencial, mas tempo de maturação comercial longo. Em muitos casos, a concordata/falência foi o recurso usado para ganhar tempo e preservar as pesquisas e seus dados hiper valiosos, esperando aportes ou uma venda.
O que anima o setor para 2024 é a aceleração do quarto trimestre de 2023, especialmente nos dois últimos meses. "Fechamos o ano com 23 acordos de M&A... só tivemos um número maior que esse em 2002", disse a diretora-geral do fundo Sofinnova Investments, Maha Katabi, uma das painelistas da JPM 2024. Andrew Lam, diretor de investimentos especiais do Ally Bridge Group, disse, brincando, que o título do painel deveria ser "Biotecnologia em 2024: deixe os bons tempos rolarem".
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
De IA a Biotecnologia, conheça os setores que vão liderar a transformação econômica mundial e como o Brasil pode se destacar em algumas dessas áreas
O Google está aproveitando a IA para agilizar os processos de descoberta de medicamentos, reduzindo o tempo e os custos. Microsoft e Nvidia estão fazendo o mesmo
Entre as megatrends de proteínas alternativas, apontadas pelo DigitalFoodLab, a agricultura molecular está em ascensão.
Relatórios do GFI mostram avanços da indústria de proteína alternativa. E revelam as razões dessa indústria ainda enfrentar dificuldades para se inserir na mesa dos consumidores.
Só 59 foodTechs globais atingiram o status de unicórnio em 2023. Há retração de investimentos. Mas também há campos promissores para VCs, capazes de disruptar até a pizza.
Há uma tendência de crescimento do mercado de biotecnologia em 2024 após o reconhecimento de uma redefinição nos últimos 18 meses. A convergência com healthcare impulsiona os negócios.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso