Quais tendências tecnológicas são mais importantes para as empresas em 2023? Se você começou a sua lista pela IA, acertou em cheio. Segundo o relatório “Technology Trends Outlook”, do McKinsey Technology Council, a IA aplicada aos negócios, o Machine Learning industrializado e a IA Generativa se destacam entre as 15 tecnologias emergentes que concentrarão grande parte dos investimentos este ano.
Embora a lista deste ano só inclua uma nova tendência em relação à lista do ano passado — o surgimento da IA Generativa — há muitas mudanças no rol de prioridades, com algumas tecnologias experimentando maior impulso (como identidade digital) e outras desacelerando (como a IA Aplicada). O que mereceu algumas ressalvas, por parte dos analistas, como:
Além disso, os analistas alertam para que as organizações não se concentrem demais nas tendências mais badaladas, para não arriscarem perder o potencial de valor de outras tecnologias. “Empresas que buscam crescimento de longo prazo devem se concentrar em um investimento orientado às tendências tecnológicas mais importantes para seus negócios”.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
O funil do Corporate Venture Capital segue frágil no Brasil e as empresas precisam escolher onde gerar valor.
Pesquisas recentes mostram que chatbots e copilots podem capturar atenção como redes sociais e máquinas caça-níqueis. E já há um preço alto sendo pago nas empresas.
Em 2025, a discussão sobre o futuro do trabalho muda de lugar: sai do “onde” e entra no “quando”, abrindo espaço para mais IA, microshifting e monitoramento digital.
Tratando segurança como arquitetura e não como filtro no fim do funil. Aplicações que nascem com detecção, supervisão e resposta em camadas independentes escalam com menos sustos.
Pesquisa mostra que 85% dos trabalhadores acham que a IA vai impactar seus empregos. O Brasil é o mais otimista da América Latina, mas também sente medo de ser substituído
Apesar da percepção de recuo, o ESG está se transformando. Dados mostram que líderes priorizam o tema e empresas capturam valor com IA, KPIs estratégicos e parcerias de longo prazo
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso