s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Parar a tecnologia? Não. Acelerar a regulação!

O medo da IA ​​fora de controle não é novo. O que é novo é o medo de perder a corrida pela IA

Dá para fechar a Caixa de Pandora? Ou colocar o gênio de volta na garrafa? Foi um pouco assim, com um misto de ceticismo e incredulidade, que muita gente na comunidade científica recebeu a proposta dos signatários da carta do Future of Life Institute (FLI), incluindo Yuval Harari, Joshua Bengio, Stuart Russell, Elon Musk e Steve Wozniak, de uma pausa imediata no treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4 por ao menos seis meses, até que se desenvolva e implemente um conjunto de protocolos de segurança compartilhados para design e desenvolvimento avançado da tecnologia.

Ninguém é contra ao estabelecimento de regras para o desenvolvimento e uso da IA. Nem os adventistas como Bill Gates, como bem pontuou o advogado Ronaldo Lemos, ao desenhar os dois campos que começam a se estabelecer no debate sobre a tecnologia — Elon Musk e Yuval Harari lideram os apocalípticos. O que soou estranho foi a crença de que é possível parar.

"É uma péssima ideia. Não há uma maneira realista de implementar uma moratória e impedir que todas as equipes ampliem os LLMs, a menos que os governos intervenham", argumentou Andrew Ng, um dos nomes mais respeitados da indústria de IA, cofundador e chefe do Google Brain, ex-cientista-chefe da Baidu, professor adjunto na Universidade de Stanford, cofundador do Coursera e do deeplearning.ai.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Modelos de linguagem têm limite?

Inteligência Artificial

Modelos de linguagem têm limite?

O lançamento do Phi-3 e do Snowflake Arctic mostra como os novos modelos de linguagem estão cada vez mais avançados.

LLMs autoevolutivos avançam

Inteligência Artificial

LLMs autoevolutivos avançam

E se os grandes modelos de linguagem pudessem aprender com as próprias experiências, sem intervenção humana? Essa é uma área de pesquisa promissora, mas há obstáculos a superar.

A IA matará a Web?

Inteligência Artificial

A IA matará a Web?

O que está em jogo quando o excesso de conteúdo sintético se encontra com os LLMOs, mecanismos de otimização de conteúdos para busca alimentada IA?

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

Mostra um avanço significativo da IA, conduzido principalmente pela iniciativa privada. Mas a corrida tem seus efeitos colaterais. Faltam avaliações robustas e padronizadas para a IA Responsável. Além disso, a IA vence os humanos em al...