Em 2022, o planeta era formado por oito bilhões de habitantes com 62% da população usando Internet, registrou taxa de inflação anual de 5,8%, os consumidores gastaram US$ 54 trilhões em compras e houve US$ 64 trilhões de renda disponível. Um crescimento de 6,5% do total de vendas no varejo mundial, mas com mudanças de comportamento visíveis em relação aos anos anteriores: os consumidores estão mais seletivos – por questões financeiras, identitárias ou políticas - e cautelosos, mesmo optando por “aproveitar a vida.
Os dados são da Voice of the Consumer: Lifestyles Survey 2022: Key Insights, pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de negócios global, análise de mercado e percepções do consumidor, Euromonitor International. A metodologia envolve a rede mundial de analistas da consultoria, que identifica, anualmente, as 10 Principais Tendências Globais de Consumo em 100 países. Assim é construído o banco de dados de tendências emergentes e são analisadas as entrevistas realizadas. O objetivo é que os insights sejam utilizados para orientar investimentos, decisões e planos de crescimento das empresas de varejo em 2023.
Em relação ao uso da tecnologia, 58% dos consumidores se sentiam à vontade para conversar com um ser humano para resolver questões de atendimento ao cliente, enquanto 19% com um bot automatizado no site de uma empresa.
Oito em cada dez consumidores com menos de 29 anos se sentiriam à vontade para interagir com robôs. Os consumidores querem interagir com humanos e máquinas, mas por motivos diferentes e em pontos específicos no caminho de compra.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Relatório da McKinsey aponta que vamos continuar encasulados dentro de casa e comprando coisas pela internet
A Amazon Web Services (AWS) acaba de completar 10 anos de Brasil. E Cleber Morais, Diretor Geral para Setor Corporativo da AWS no país, fala sobre como a nuvem, e a transformação digital, mudaram
As tecnologias apoiam a integração entre as operações digital e o física, mas é preciso avaliar se a experiência Phygital está agregando valor para o consumidor
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso