s
INOVAÇÃO

Um mapa para a nova era

O artigo “On the cusp for a New Era”, publicado pelo McKinsey Global Institute esta semana, propõe uma reflexão se – em um cenário aparentemente distópico - encontraremos o próximo motor de produtividade para impulsionar o crescimento

Por Rosane Serro 27/10/2022

Na próxima década, a tecnologia pode deixar sua posição de vanguarda para assumir um papel preponderante na competição geopolítica e de poder mundial. Condições não lhe faltam: ela permeia praticamente todos os setores da economia e determina sua dinâmica. Além disso, isto ocorre em um momento em que a geopolítica global está mudando de forma imprevisível, o que torna a autonomia em tecnologias estratégicas um tema crítico para as Nações - como é o caso da corrida pela primazia da IA entre as grandes potências em curso, atualmente.

A Conclusão consta do artigo para discussão “On the cusp for a New Era” publicado pelo McKinsey Global Institute e divulgado esta semana. Segundo o estudo, a reflexão se impõe na medida em que estamos passando por uma “combinação enervante de uma pandemia global agravada pela escassez de energia, inflação rápida e as tensões fervendo, que fazem as pessoas se perguntarem quais são as certezas que restam”. No artigo, o MGI propõe uma “conversa sobre o futuro” e sugere um quadro para imaginar a nova era a partir de uma “perspectiva tectônica” da História. E alerta: “Descobrir como responder ao momento atual e ao caminho a seguir é complexo e exige ousadia”, garante o texto, que também aconselha os líderes a não se deixarem levar pelo pessimismo.

Terremotos de grande magnitude

O artigo se baseia no questionamento se – em um cenário aparentemente distópico - encontraremos o próximo motor de produtividade para impulsionar o crescimento. Para mapear as implicações econômicas, sociais, demográficas, energéticas, tecnológicas e de exploração dos recursos naturais da nova Era que se inicia, o MGI lembra que nós já passamos por períodos anteriores de inflexão e reordenamento global que resultaram na concorrência de grandes eventos: (1) o fim da Segunda Guerra Mundial (1944-1946), o período em torno da crise do petróleo (1971-1973), e a época da dissolução da União Soviética (1989-1992).

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Perguntas são a resposta

Liderança

Perguntas são a resposta

A habilidade de fazer as perguntas mais adequadas, gerarão as melhores respostas e soluções. Importante para as lideranças no mercado, mas pouco explorado por eles.

Inovações e patentes sustentáveis

Inovação

Inovações e patentes sustentáveis

Quase uma em cada três invenções está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aponta estudo da OMPI, às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

O futuro do trabalho é promissor

Liderança

O futuro do trabalho é promissor

Haverá aumento das oportunidades de trabalho na economia digital movida pela IA? Sim, mas apenas se as lideranças estiverem prontas para lidar com quatro grandes limites, diz estudo do BCG.

KPIs ESG ainda são raros

ESG

KPIs ESG ainda são raros

O princípio que norteia as métricas-chave de desempenho das empresas "escorrega" quando o assunto é ESG. Indicadores-chave consistentes ainda deixam a desejar, segundo pesquisa da KPMG.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.