s
TENDÊNCIAS

Seis megatendências em design de produtos

O instituto alemão iF International Forum Design acaba de soltar seu relatório de megatendências focando em design para uma sociedade digital, conectada e sustentável

Pelo segundo ano consecutivo, o iF International Forum Design, responsável por um dos principais prêmios do design mundial — o iF Design Award — publicou seu relatório com as principais tendências do design. Destinado a designers e equipes de inovação e desenvolvimento de produtos, o documento de mais de 200 páginas aponta seis mega tendências que impactam todas as áreas da sociedade. Muitas vezes elas têm influência ao longo de várias décadas e ajudam a entender as necessidades de mudança dos consumidores. Também oferecem insights sobre mudanças sociais e desenvolvimentos culturais. São:

  • Conectividade — Agora que o mundo real e o digital estão se fundindo progressivamente, um novo espaço para inovação no que diz respeito ao design de ambientes de vida híbridos está sendo criado.
  • Silver Society — Os múltiplos efeitos da mudança demográfica para uma sociedade envelhecida nos impõe enormes desafios — mas também abre grandes oportunidades para uma nova vitalidade sociocultural. Uma compreensão inclusiva do design garante qualidade de vida – em qualquer idade.
  • Saúde — A pandemia mudou nossa compreensão de saúde de um esforço individual para uma tarefa coletiva. Embora a saúde continue a ser um componente do estilo de vida, o foco é moldar um ambiente que garanta o bem-estar de todos, tanto quanto possível.
  • Urbanismo — Como hubs da sociedade mundial globalizada, as cidades podem ser oficinas de inovação para a justiça social, tecnologias inovadoras e novas formas de convivência.
  • Mobilidade — O mundo da mobilidade está mudando: a digitalização, a transição energética e os novos estilos de vida estão impulsionando uma onda de inovação que está dando origem a novos serviços e ofertas. E não são só os veículos que estão se adaptando. As estruturas ao seu redor também estão se tornando adaptáveis, sustentáveis e conectadas.
  • Neo Ecology — Ao entrar na era ecológica, a comunidade mundial está passando por uma transformação econômica e industrial que afeta todas as áreas da vida e da sociedade. O paradigma da sustentabilidade está mudando comportamentos e perspectivas em relação à sociedade, cultura e política — e está fundamentalmente realinhando a ação corporativa e todo o sistema econômico.

Para cada tendência observada, existem inúmeros produtos e serviços que demonstraram exemplarmente quais estratégias e abordagens são fundamentais para os desafios atuais. Que, quase sempre, são enfrentados com muita curiosidade, espírito inovador e altos níveis de eficiência na hora de encontrar soluções. Muitas das estratégias desenvolvidas para resolução de um problema específico também podem ser transferidas para outras áreas de aplicação, pontuam os autores.

Por exemplo, criar e moldar relacionamentos entre mundos reais e virtuais será uma tarefa central do design de produto. O que significa ter muita gente indo além do hype do metaverso. E que o futuro da experiência do cliente é a personalização invisível e perfeita. Importa permitir que a utilização dos serviços se torne cada vez mais adaptável a situações de vida individuais.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Engenharia e P&D sob pressão: custos sobem, decisões atrasam

Inteligência Artificial

Engenharia e P&D sob pressão: custos sobem, decisões atrasam

Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.

Empresas que priorizam mulheres avançam mais rápido — e o risco agora é andar para trás

Tendências

Empresas que priorizam mulheres avançam mais rápido — e o risco ag...

Dados do Women in the Workplace 2025 mostram que organizações com mais mulheres na liderança performam melhor, mas alertam para um possível retrocesso no avanço feminino

Se 2025 foi o ano do caos, 2026 será o ano do teste definitivo da governança

Segurança

Se 2025 foi o ano do caos, 2026 será o ano do teste definitivo da gov...

O ano em que ataques hackers, fraudes bilionárias, falhas de governança, bebidas adulteradas e deepfakes expuseram os limites das estruturas de segurança no Brasil e no mundo

Por Fernando Fleider
Treinar para reter: por que aprendizado virou fator decisivo para manter talentos em 2026

Tendências

Treinar para reter: por que aprendizado virou fator decisivo para mant...

Dados mostram que treinamento e desenvolvimento pesam cada vez mais na decisão de ficar ou sair de uma empresa — e que o maior gargalo não é orçamento, mas tempo para aprender

Big Ideas 2026: por que a governança vira produto no próximo ciclo da tecnologia

Segurança

Big Ideas 2026: por que a governança vira produto no próximo ciclo d...

O novo relatório da Andreessen Horowitz mostra por que dados, identidade, segurança e infraestrutura deixam de ser “bastidores” e passam a definir quem escala — e quem fica para trás

Tecnologias “sempre a 5 anos do futuro”

Tendências

Tecnologias “sempre a 5 anos do futuro”

Quantum, fusão nuclear, robôs e novos materiais saem do limbo e viram tese concreta de investimento.