s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Receitas de IA para Bipharma

A corrida das patentes é o nome do jogo das Big Pharma hoje. E as startups que trabalham com IA para inovar na descoberta de medicamentos, moléculas e proteínas estão na mira para parcerias.

Por Silvia Bassi 12/03/2024

Dois relatórios recentes, um da KPMG, outro da BioPharmaTrend, se debruçam sobre o papel crescente da Inteligência Artificial na indústria farmacêutica, desde o P&D até a comercialização de novos medicamentos. Mesmo uma pequena melhoria na velocidade e eficiência de drogas criadas com a ajuda a IA já justificaria os US$ 50 bilhões que o Morgan Stanley calcula que a indústria investirá no emprego da IA para P&D em uma década.

Há um mercado gigantesco em início de exploração. Primeiro pelas empresas de biotecnologia e, desde o ano passado, também pela Big Pharma. O relatório da BioPharmaTrend fala em mais de 450 empresas de ciências biológicas nas categorias "startups" e "scaleups" usando ativamente o aprendizado de máquina e recursos preditivos e generativos baseados em aprendizado profundo para aumentar suas estratégias de pesquisa.

Essas biotechs são apontadas hoje como solução para crise da indústria farmacêutica. Um abismo de patentes se aproxima. Até 2030, a propriedade intelectual de medicamentos importantes e geradores de receita cessará, fazendo evaporar cerca de US$ 200 bilhões em receita anual das Big Pharma, a partir do momento que qualquer um possa fabricá-los.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Inteligência Artificial

Dê boas-vindas à era da AI Workforce

Testemunhamos hoje o surgimento da força de trabalho de IA, unindo habilidades humanas com software. Sua chegada provocará mudanças nos empregos, mas trará oportunidades para startups.

A IA produtiva precisa ser confiável

Inteligência Artificial

A IA produtiva precisa ser confiável

Durante o evento SAS Innovate 2024, a fornecedora mostrou soluções para auxiliar clientes a aproveitar os benefícios da tecnologia com segurança.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

Mostra um avanço significativo da IA, conduzido principalmente pela iniciativa privada. Mas a corrida tem seus efeitos colaterais. Faltam avaliações robustas e padronizadas para a IA Responsável. Além disso, a IA vence os humanos em al...

A desilusão da IA Generativa

Inteligência Artificial

A desilusão da IA Generativa

Muitos heavy users exigirão além do que a tecnologia pode entregar, e as próprias corporações, sem políticas de inovação nem dados estruturados, deixarão de aproveitar a promessa de eficiência

Por Yuri Gitahy *
Poderes e limitações dos robôs

Inteligência Artificial

Poderes e limitações dos robôs

Daniela Rus, roboticista e diretora do MIT CSAIL em parceria com Gregory Mone mostram como a robótica pode auxiliar a humanidade no futuro em um novo livro.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs, mostra startups de IA ocupando espaços do SaaS.