s
Crédito: Serhat Beyazkaya/Unsplash
SEGURANÇA

Rastreamento por proximidade é a solução?

Pelo plano que envolve Google e Apple, as APIs vão habilitar uma plataforma de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth, que não dependeria da coleta de dados

Google e Apple decidiram somar forças para permitir o uso de tecnologia Bluetooth no combate  à propagação do coronavírus, tendo a privacidade e a segurança dos usuários como elementos centrais da empreitada, dizem. Uma alternativa mais comedida à suposta rede de vigilância nacional na qual a Casa Branca estaria interessada.

O plano, a partir de maio, é ter APIs que permitam a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicativos de autoridades de saúde pública. Até lá, Apple e Google esperam já ter habilitado uma plataforma mais ampla de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth, normalmente usado para comunicação de curta distância entre dispositivos.

A vantagem desse sistema, em termos de privacidade, é que ele não depende da coleta de dados de localização. Coleta apenas registros de proximidade. Se dois telefones passarem mais do que alguns minutos dentro do alcance um do outro, cada um deles gravará o contato do outro aparelho, trocando identificadores rotativos únicos baseados em chaves armazenadas em cada dispositivo.  Assim, usando o aplicativo instalado nesses aparelhos, pessoas infectadas poderão alertar que testaram positivo a outras pessoas que estiveram perto delas nos 14 dias anteriores, sem revelar a sua identidade. Como o uso é voluntário, será necessária ampla adoção para tornar a ferramenta eficaz.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Não adianta trancar a porta e deixar a janela aberta

Segurança

Não adianta trancar a porta e deixar a janela aberta

Vulnerabilidades conhecidas desempenharam um papel importante nos ataques de 2022

Redes blockchain são seguras?

Segurança

Redes blockchain são seguras?

A tecnologia blockchain foi construída em torno das ideias de consenso, descentralização e criptografia de modo a garantir confiança nas transações. Mas esta é uma cláusula pétrea? Sem ameaças, riscos ou imperfeições?

Cresce a

Segurança

Cresce a "tecnologia hostil" em 2023

A natureza das ameaças cibernéticas está mudando e os métodos tradicionais para prevenir ataques estão falhando rotineiramente. As empresas vão precisar ampliar seu escopo de segurança para proteger os consumidores e minimizar o pote...

A cibersegurança chegou ao board, mas falta trazer o CISO

Segurança

A cibersegurança chegou ao board, mas falta trazer o CISO

Pesquisa com 600 membros de conselhos administrativos de empresas globais mostra que o Brasil é o país que menos conecta responsáveis pela segurança digital com a gestão.

Brasil estagna no ranking de competitividade digital

Segurança

Brasil estagna no ranking de competitividade digital

O país se manteve na posição 51 no IMD World Digital Competitiveness Ranking 2021, que mede indicadores de conhecimento, tecnologia e prontidão futura.

Por Marina Hortélio
Aviação após o 11 de setembro: novas regras e mais tecnologia

Segurança

Aviação após o 11 de setembro: novas regras e mais tecnologia

O atentado terrorista contra os EUA mudou a experiência de viajar, com a adoção de novos protocolos como scanners de passageiros e o reforço da identificação dos viajantes antes do embarque

Por Marina Hortélio