s
Teste com câmera de medição de temperatura, uma das medidas adotadas por empresas para reabertura Crédito: FDA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Privacidade X volta ao trabalho na pandemia

Os empregadores têm a obrigação de fornecer um local de trabalho seguro para os funcionários, o que pode passar por câmeras termais, termômetros corporais e até recursos de IA

A reabertura das empresas  apresenta aos empregadores novos desafios como parte da próxima fase da pandemia de Covid-19. Com nenhuma vacina ou tratamento conhecido disponível hoje para o novo coronavírus, os empregadores provavelmente experimentarão casos confirmados da doença em seu local de trabalho. Portanto, é a hora de desenvolver planos para resolver essa situação inevitável.

Esses planos passam por garantir o bem-estar de seus trabalhadores.  Os empregadores têm a obrigação de fornecer um local de trabalho seguro para os funcionários, o que tem aumentado as dúvidas sobre a realização de testes térmicos e triagem. Até aqui, métodos usuais para proteger um local de trabalho de um possível surto de Covid-19, segundo levantamento feito pelo escritório de advocacia Mattos Filho.

No mundo todo, a utilização de câmeras termais e termômetros corporais por empregadores torna-se cada vez mais frequente. No Brasil, empresas como Dyno Security, a PoliScan e a Minipa são algumas das empresas que estão oferendo soluções já em uso em aeroportos, por exemplo. E, lá fora, startups começam a aprimorar a tecnologia existente, incorporando inclusive recursos de inteligência artificial. Até a PwC está correndo para criar uma ferramenta de vigilância para monitorar a disseminação do coronavírus nos escritórios e locais de trabalho. E dois cases merecerem destaque: o da CrowdRx e o da Embr Labs.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Shadow AI: como a alta liderança lidera o uso de ferramentas de IA não autorizadas na empresa

Segurança

Shadow AI: como a alta liderança lidera o uso de ferramentas de IA n�...

Pesquisas com milhares de trabalhadores nos EUA e no Reino Unido revelam que 72,8% dos executivos C-level usam ferramentas de IA não autorizadas — e a maioria não pretende parar, mesmo sabendo dos riscos

Roubo de indentidade digital: por que as empresas estão perdendo essa batalha

Inteligência Artificial

Roubo de indentidade digital: por que as empresas estão perdendo essa...

De deepfakes de executivos a agentes de IA manipulados por instruções ocultas, os ataques de identidade digital evoluíram, mas os programas de defesa da maioria das organizações ainda operam no passado

Anthropic abre o Mythos, modelo que trancou por risco

Inteligência Artificial

Anthropic abre o Mythos, modelo que trancou por risco

Versão Claude Fable 5 estreia um jeito novo de vender IA avançada: quase toda a capacidade do modelo, com um filtro de segurança decidindo o que fica de fora.

A IA está em todo lugar: o problema agora é estratégia

Inteligência Artificial

A IA está em todo lugar: o problema agora é estratégia

Pesquisa global com quase 12 mil profissionais mostra que 74% dos trabalhadores já usam IA regularmente — mas a maioria das organizações ainda não sabe como converter esse uso em valor real

O trabalho invisível da IA Física

Inteligência Artificial

O trabalho invisível da IA Física

Empresas contratam trabalhadores domésticos para coletar os dados que vão treinar humanoides. A disputa por esse ativo pode definir os vencedores da próxima onda da IA.

Desconexão no trabalho: o custo da IA e da falta de conexão humana

Tendências

Desconexão no trabalho: o custo da IA e da falta de conexão humana

Estudos da Workday e da KPMG mostram que a qualidade dos vínculos interpessoais prediz engajamento, confiança e saúde mental — e está sendo corroída em silêncio