Como eliminar a desordem e focar nas coisas que realmente importam? A McKinsey ouviu centenas de lideranças empresarias e extraiu delas as prioridades para o ano. Entre as oito compiladas pela consultoria, duas merecem especial atenção.
Parece fácil, mas não é. Embora a maioria das grandes empresas já tenha iniciado a sua jornada de sua transformação digital e de IA, poucas estão obtendo os resultados desejados; isso geralmente ocorre porque não fizeram a reconfiguração organizacional fundamental necessária para extrair o máximo valor do trabalho árduo de digitalização da empresa.
Pior. A maioria das empresas vem sistematicamente desconsiderando algumas forças que moldam o cenário digital. Quantas, por exemplo, se preocuparam em construir uma cultura de oportunidades e incentivos para criar e inovar? Como incentivam a escala (não apenas a inovação)? Quantas têm visão clara de sua taxa atual de crescimento impulsionado pela tecnologia, comparada com a de seus concorrentes?
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.
A tecnologia amadureceu. Porém, organizações, processos e governança não acompanharam a velocidade da IA em escala.
A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.
Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.
O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.
Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
