s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Principais casos de uso da IA Generativa nas empresas

Oportunidades de negócio começam a surgir do entusiasmo com a tecnologia

O investimento em IA se aproximará de US$ 200 bilhões globalmente até 2025, estima a Goldman Sachs. E a IA Generativa terá grande participação nisso. Para compreender melhor, vale dar uma boa olhada no novo relatório do Capgemini Research Institute, sobre potencial transformador da tecnologia especificamente da perspectiva das organizações.

  • 96% das 800 organizações ouvidas dizem que a IA Generativa é um tópico de discussão em sua sala de reuniões;
  • 59% desses 96% dizem que sua liderança é forte defensora da IA Generativa;
  • 21% acreditam que a IA Generativa pode interromper significativamente seus setores.

Naturalmente, a variedade de casos de uso atrai muito as organizações, que veem potencial para acelerar o crescimento, aprimorar as operações e abrir novas oportunidades. Chatbots emergem como a aplicação mais relevante, com 83% das organizações citando-o. É relevante tanto para o atendimento ao cliente, como também para permitir melhor gestão do conhecimento interno. Setenta e cinco por cento dos executivos dizem que os aplicativos de dados podem ser usados de forma eficaz em suas organizações, e 71% acreditam que isso seja verdade para plataformas de geração de texto.

Já entre os fornecedores de tecnologia, espera-se que o investimento em IA se concentre em quatro segmentos de negócios: empresas que treinam e desenvolvem modelos de IA, aquelas que fornecem a infraestrutura (por exemplo, data centers) para executar aplicativos de IA, as que desenvolvem software para executar aplicativos habilitados para IA e usuários corporativos que pagam por esses serviços de software e infraestrutura em nuvem.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

AI Index 2024 impressiona

Inteligência Artificial

AI Index 2024 impressiona

O relatório publicado pelo HAI mostrou o amento significativo de foundation models. Apesar disso existe o desafio devido 72% desses lançamentos pertencem à indústria privada.

A desilusão da IA Generativa

Inteligência Artificial

A desilusão da IA Generativa

Muitos heavy users exigirão além do que a tecnologia pode entregar, e as próprias corporações, sem políticas de inovação nem dados estruturados, deixarão de aproveitar a promessa de eficiência

Por Yuri Gitahy *
Poderes e limitações dos robôs

Inteligência Artificial

Poderes e limitações dos robôs

Daniela Rus, roboticista e diretora do MIT CSAIL em parceria com Gregory Mone mostram como a robótica pode auxiliar a humanidade no futuro em um novo livro.

E a IA dominou a pista

Inteligência Artificial

E a IA dominou a pista

O relatório anual Enterprise Tech 30, que publica a lista das startups de tecnologia corporativa mais promissoras, na visão dos grandes VCs, mostra startups de IA ocupando espaços do SaaS.

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

Inteligência Artificial

Bolha de IA Generativa? Talvez não...

"Momento desânimo" na comunidade de IA. A constatação de que os bilhões de dólares investidos não vão retornar tão rápido, faz nascer a ideia de uma bolha de IA Generativa. Mas...

Olá, head de GenAI!

Inteligência Artificial

Olá, head de GenAI!

Pensando na carreira? Tem cargo novo no mercado: Chefe Global de IA Generativa.