s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Previsões para Data Analytics em 2021

Small Data e Wide Data resolvem uma série de problemas para organizações que lidam com questões cada vez mais complexas em IA

A transição do Big Data para o small data e o wide data é uma das principais tendências de Data Analytics este ano, de acordo com o Gartner.  Eles resolvem uma série de problemas para organizações que lidam com questões cada vez mais complexas em IA.

Outro destaque do ano será o XOps (dados, aprendizado de máquina, modelo, plataforma), que busca ganhos de eficiência e economias de escala usando as práticas recomendadas de DevOps – além de garantir confiabilidade, capacidade de reutilização e repetibilidade, reduzindo a duplicação de tecnologia e processos e permitindo a automação.

A ascensão do que o Gartner chama de Augmenter Consumer também estará em alta. Estamos falando da substituição dos antigos dashboards por insights automatizados, conversacionais, móveis e gerados dinamicamente, personalizados para as necessidades dos usuários.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

De acordo com a consultoria, cada uma dessas – e de outras 7 tendências recém divulgadas – se encaixa em um destes três temas principais, que deverão estar no radar dos C-leves e de suas equipes:

  • Alavancar inovações em IA, e ter uma melhor composição e integração mais ágil e eficiente de fontes de dados mais diversas.
  • Permitir uma melhor tomada de decisão e transformar dados e análises em parte integrante do negócio.
  • Flexibilizar as relações entre dados e percepções para capacitar um público ainda mais amplo.

“Essas tendências de dados e análises podem ajudar as organizações e a sociedade a lidar com mudanças disruptivas, incertezas radicais e as oportunidades que elas trazem nos próximos três anos”, disse Rita Sallam , Distinguished VP Analyst do Gartner. “Os líderes de dados e análise devem examinar de forma proativa como aproveitar essas tendências em investimentos de missão crítica que acelerem suas capacidades de antecipar, mudar e responder aos desafios de negócios.”

Da automação à autonomia

Inteligência Artificial

Da automação à autonomia

2024 será o ano que as LLMs irão se desenrolar com força total, então prepare-se para as novidades e avanços na indústria.

Como fica a propriedade intelectual em tempos de IA Generativa?

Inteligência Artificial

Como fica a propriedade intelectual em tempos de IA Generativa?

E por que ela deve caminhar lado a lado com a proteção de dados pessoais?

Por Yasodara Cordova *
Tendências de IA a partir de 2024

Inteligência Artificial

Tendências de IA a partir de 2024

A corrida para 2028 já está acelerada. Empresas investem em tecnologias inovadoras, em fase inicial, para ganhar quando estiverem maduras. Aqui estão 29 tendências de IA que agitarão o circuito.

Um ano de GPT-4

Inteligência Artificial

Um ano de GPT-4

O GPT-4 completa um ano de atividade. As expectativas desceram para a terra, enquanto problemas persistem. Mas ele continua reinando como o principal modelo. O que esperar para o segundo ano?

Organoid Intelligence, a IA do futuro

Inteligência Artificial

Organoid Intelligence, a IA do futuro

O aumento de desempenho que poderia ser alcançado pela produção de computadores a partir de material biológico em vez de silício é significativo. Mas há obstáculos a serem superados.

Receitas de IA para Bipharma

Inteligência Artificial

Receitas de IA para Bipharma

A corrida das patentes é o nome do jogo das Big Pharma hoje. E as startups que trabalham com IA para inovar na descoberta de medicamentos, moléculas e proteínas estão na mira para parcerias.