s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Previsões para Data Analytics em 2021

Small Data e Wide Data resolvem uma série de problemas para organizações que lidam com questões cada vez mais complexas em IA

A transição do Big Data para o small data e o wide data é uma das principais tendências de Data Analytics este ano, de acordo com o Gartner.  Eles resolvem uma série de problemas para organizações que lidam com questões cada vez mais complexas em IA.

Outro destaque do ano será o XOps (dados, aprendizado de máquina, modelo, plataforma), que busca ganhos de eficiência e economias de escala usando as práticas recomendadas de DevOps – além de garantir confiabilidade, capacidade de reutilização e repetibilidade, reduzindo a duplicação de tecnologia e processos e permitindo a automação.

A ascensão do que o Gartner chama de Augmenter Consumer também estará em alta. Estamos falando da substituição dos antigos dashboards por insights automatizados, conversacionais, móveis e gerados dinamicamente, personalizados para as necessidades dos usuários.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

De acordo com a consultoria, cada uma dessas – e de outras 7 tendências recém divulgadas – se encaixa em um destes três temas principais, que deverão estar no radar dos C-leves e de suas equipes:

  • Alavancar inovações em IA, e ter uma melhor composição e integração mais ágil e eficiente de fontes de dados mais diversas.
  • Permitir uma melhor tomada de decisão e transformar dados e análises em parte integrante do negócio.
  • Flexibilizar as relações entre dados e percepções para capacitar um público ainda mais amplo.

“Essas tendências de dados e análises podem ajudar as organizações e a sociedade a lidar com mudanças disruptivas, incertezas radicais e as oportunidades que elas trazem nos próximos três anos”, disse Rita Sallam , Distinguished VP Analyst do Gartner. “Os líderes de dados e análise devem examinar de forma proativa como aproveitar essas tendências em investimentos de missão crítica que acelerem suas capacidades de antecipar, mudar e responder aos desafios de negócios.”

A IA Generativa é solução para sua 'messy inbox'?

Inteligência Artificial

A IA Generativa é solução para sua 'messy inbox'?

A chave para transformar a IA em um impulsionador de crescimento para o negócio? Comece com um problema e escale a partir daí. A analogia da "messy inbox" do a16z é um exemplo perfeito.

Agentes de IA serão dominantes em 2025

Inteligência Artificial

Agentes de IA serão dominantes em 2025

Conforme a maturidade da empresa, sistemas Multiagentes estarão em todo lugar a toda hora.

Confiante nas transações autônomas?

Inteligência Artificial

Confiante nas transações autônomas?

Não demora e teremos agentes de IA pagando contas, comprando e investindo. Como esses agentes provarão sua identidade para agir em nosso nome, sem a nossa intervenção direta, garantindo segurança e privacidade? 

Voz de IA, o próximo passo

Inteligência Artificial

Voz de IA, o próximo passo

A interface de bate-papo foi só o começo. A IA de Voz em tempo real está prestes a mudar tudo sobre como interagimos com computadores.

Estamos atingindo os limites de escala da IA?

Inteligência Artificial

Estamos atingindo os limites de escala da IA?

Modelos gigantescos já não estão entregando mais os melhores resultados. Talvez o próximo avanço em LLMs não venha do dimensionamento por força bruta. E isso pode ser bom.

Multiagentes de IA, um mundo de oportunidades

Inteligência Artificial

Multiagentes de IA, um mundo de oportunidades

Chegou a hora de dar boas-vindas aos ecossistemas que permitem que agentes autônomos de Inteligência Artificial se encontrem, colaborem, interajam e realizem transações de forma segura, eficiente e confiável.