s
Créditos: (krakenimages/Unsplash)
INOVAÇÃO

PMEs e startups: parceria incrementa digitalização

Com mais maturidade digital, as pequenas e médias empresas brasileiras podem beneficiar ainda mais a economia. As startups trazem as soluções para apoiar a digitalização

Os pequenos negócios representam 30% do PIB nacional, aponta o Sebrae. Com o avanço da digitalização, essas companhias podem ter ainda mais relevância econômica. Em uma análise da América Latina como um todo, o fundo de Venture Capital Atlantico aponta que as pequenas e médias empresas da região podem se tornar mais produtivas ao alcançar um maior nível de maturidade digital. Assim, a economia também tende a avançar. As startups são parceiras do processo de digitalização. Ao focar nesse público, as empresas emergentes não só ajudam a suprir a carência de soluções digitais para os empreendedores, mas também encontram uma oportunidade de mercado.

“Temos muitas empresas interessantes pensando como ajudar PMEs a crescer e ter sucesso. Não só marketplaces B2B, mas também soluções verticais de software que têm sido bem sucedidas em apoiá-las a entrarem no mundo digital. Isso é importante porque a América Latina tem uma porcentagem maior de micro e pequenos negócios em comparação com países mais desenvolvidos. Entretanto, proporcionalmente, esses negócios têm uma contribuição menor para o PIB . As PMEs regionais são menos produtivas que em outras partes do mundo. Muitas das barreiras centrais que impedem a prosperidade dessas empresas estão sendo solucionadas por meio de tecnologia e software”, comentou Julio Vasconcellos, Managing Partner do Atlantico, na apresentação do relatório.

O potencial de impacto da transformação digital das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) é reconhecido. Tanto que promover e fomentar a massificação da adoção de soluções de tecnologias da informação e comunicação para os micro e pequenos negócios é uma das ações estratégicas da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Além disso, o Programa Brasil Mais foi ampliado para contribuir com a digitalização de pequenos negócios no país. A iniciativa apoia a implementação de soluções digitais de baixo custo e alto impacto para elevar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

A fintech Zippi usa PIX para apoiar os pequenos negócios

Fintechs

A fintech Zippi usa PIX para apoiar os pequenos negócios

Startup oferece um limite de crédito semanal para pequenos empreendedores e autônomos. Outras empresas também criaram novas soluções baseadas no PIX.

Fintechs de crédito alavancam PMEs e startups na pandemia

Fintechs

Fintechs de crédito alavancam PMEs e startups na pandemia

Alternativa a grandes bancos, negócios digitais criam produtos voltados a demandas específicas dos empreendedores

Por João Ortega
O incrível avanço dos marketplaces online

e-commerce

O incrível avanço dos marketplaces online

Eles atraíram US$ 139 bilhões em investimento de risco em 2021 e 70% dos consumidores online dizem que eles são a forma mais conveniente de comprar.

Para PMEs, a tecnologia é protagonista na retomada pós-pandemia

BRANDED CONTENT

Para PMEs, a tecnologia é protagonista na retomada pós-pandemia

Estudo encomendado pela Microsoft à Edelman, mostra como as pequenas, médias e microempresas brasileiras encararam a pandemia da Covid-19 em 2020, investindo em resiliência digital.

Por Microsoft Brasil *