s
VC Venture Capital Written on Green Key of Metallic Keyboard. Finger pressing key.
STARTUPS

Perspectivas para os fundos de tecnologia e Venture Capital em 2023

Ainda é possível ter um ano recorde de resultado para as principais companhias e setores

Por Renato Nobile * 08/08/2023

A tecnologia é um dos setores mais dinâmicos e inovadores da economia mundial. As empresas que atuam nesse segmento estão sempre buscando novas soluções para os problemas e desafios da sociedade e, não à toa, vêm transformando a maneira como interagimos com o mundo nas últimas décadas.

Após grande alta do setor gerada pelos movimentos durante a pandemia, tanto as grandes empresas ligadas à tecnologia quanto o mercado de Venture Capital (VC) passaram por uma forte retração em 2022. Isso se deu pela incerteza causada por diversos fatores que passam pelo controle da inflação global, pela guerra da Ucrânia, pelo risco da volta do isolamento social e o mais acelerado aperto monetário da história. Esses fatores afetaram negativamente a maioria dos setores, com exceção de alguns como healthcare, que se mantiveram resilientes.

No primeiro semestre de 2023, no entanto, houve uma mudança de cenário, com uma recuperação das bolsas de valores ao redor do mundo, com Ibovespa apresentando uma alta de 7,61% e Nasdaq surpreendendo com 31,30%. O sentimento otimista com a situação global, junto aos indícios de que o quadro inflacionário está mais controlado, trouxe um fluxo maior para investimentos ligados à tecnologia e, também, ligeiramente, ao VC. No caso da Nasdaq e de algumas empresas como a NVIDIA, um fator que não pode ser desconsiderado foi o lançamento do ChatGPT, que atraiu grandes investimentos para empresas ligadas à IA.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Criatividade, sorte ou esperteza? Como uma startup sobrevive?

Startups

Criatividade, sorte ou esperteza? Como uma startup sobrevive?

Olhando para os dados, a grande maioria das startups não irão passar a marca de 10 anos de existência. Como será que uma startup consegue sobreviver? A doutora Tina Seeling explica como.

IA Generativa: avanço depende da melhoria da educação no Brasil

Startups

IA Generativa: avanço depende da melhoria da educação no Brasil

Estudo do Google for Startups mostra que é preciso conhecimento e análise crítica sobre a tecnologia para chegar ao próximo nível

Radiografia dos negócios de impacto no Brasil

Startups

Radiografia dos negócios de impacto no Brasil

O primeiro relatório "Startup de Impacto Report Brasil" do Observatório Sebrae de Startups apresenta o panorama das principais startups de impacto no Brasil.

O negócio de fechar startups

Startups

O negócio de fechar startups

Empresas especializadas em fechar startups, como a Sunset e SimpleClosure, estão recebendo investimentos de milhões de dólares mostrado o início de um novo mercado.

O sucesso está na cabeça dos fundadores

Startups

O sucesso está na cabeça dos fundadores

Um novo estudo científico sobre startups dá uma nova dimensão à frase "personalidade de sucesso"

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Startups

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Scale-ups são startups que chegaram à vida adulta e crescem, no mínimo 20% ao ano, sua receita recorrente. Sua habilidade de escalar os negócios merece ser estudada pelas empresas tradicionais, já que apenas uma em cada 200 startups ch...