s
VC Venture Capital Written on Green Key of Metallic Keyboard. Finger pressing key.
STARTUPS

Perspectivas para os fundos de tecnologia e Venture Capital em 2023

Ainda é possível ter um ano recorde de resultado para as principais companhias e setores

Por Renato Nobile * 08/08/2023

A tecnologia é um dos setores mais dinâmicos e inovadores da economia mundial. As empresas que atuam nesse segmento estão sempre buscando novas soluções para os problemas e desafios da sociedade e, não à toa, vêm transformando a maneira como interagimos com o mundo nas últimas décadas.

Após grande alta do setor gerada pelos movimentos durante a pandemia, tanto as grandes empresas ligadas à tecnologia quanto o mercado de Venture Capital (VC) passaram por uma forte retração em 2022. Isso se deu pela incerteza causada por diversos fatores que passam pelo controle da inflação global, pela guerra da Ucrânia, pelo risco da volta do isolamento social e o mais acelerado aperto monetário da história. Esses fatores afetaram negativamente a maioria dos setores, com exceção de alguns como healthcare, que se mantiveram resilientes.

No primeiro semestre de 2023, no entanto, houve uma mudança de cenário, com uma recuperação das bolsas de valores ao redor do mundo, com Ibovespa apresentando uma alta de 7,61% e Nasdaq surpreendendo com 31,30%. O sentimento otimista com a situação global, junto aos indícios de que o quadro inflacionário está mais controlado, trouxe um fluxo maior para investimentos ligados à tecnologia e, também, ligeiramente, ao VC. No caso da Nasdaq e de algumas empresas como a NVIDIA, um fator que não pode ser desconsiderado foi o lançamento do ChatGPT, que atraiu grandes investimentos para empresas ligadas à IA.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Startups

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Scale-ups são startups que chegaram à vida adulta e crescem, no mínimo 20% ao ano, sua receita recorrente. Sua habilidade de escalar os negócios merece ser estudada pelas empresas tradicionais, já que apenas uma em cada 200 startups ch...

2024, o ano dos unicorpses

Startups

2024, o ano dos unicorpses

Dez anos depois que o termo Unicórnio foi estabelecido o cenário atual está cada vez mais difícil para as startups conseguirem prosperar no mercado gerando vários “unicorpses”

Para onde correm os unicórnios?

Startups

Para onde correm os unicórnios?

Aileen Lee, sócia da Cowboy Ventures, dez anos depois de seu artigo "Welcome to the unicorn club" escreve uma nova análise sobre o futuro dessas empresas

Oportunidades em Open Innovation no Brasil

Startups

Oportunidades em Open Innovation no Brasil

A Inovação Aberta movimentou R$ 6,4 bilhões em parcerias entre empresas e startups nos últimos 12 meses. Mais de uma centena de empresas adotaram o Corporate Venture Capital (CVC)

Quando o caixa aperta, as vagas somem

Startups

Quando o caixa aperta, as vagas somem

O inverno das startups não gerou apenas demissões no mercado global. Um novo relatório publicado pela Carta mostra impactos negativos no tamanho das equipes e redução das médias salariais

Onde são criados os unicórnios?

Startups

Onde são criados os unicórnios?

Três estudos mapearam o perfil de carreira dos unicórnios em todo o mundo. Os resultados são, no mínimo, curiosos. Os celeiros de origem, por exemplo, não são aqueles nos quais costumamos pensar.

Por Cristina De Luca e Sinvia Bassi