s
SUSTENTABILIDADE

O trunfo das energias renováveis

Dois relatórios sobre energias renováveis no mundo e na América Latina ajudam a entender como os países devem montar seus novos planos de descarbonização depois da COP28.

Por Silvia Bassi 16/12/2023

Foi difícil, teve prorrogação, tensões geopolíticas, mas finalmente aconteceu: pela primeira vez em 30 anos, o Balanço Global da COP28 (Global Stocktake) colocou no papel o que todo mundo sabe há décadas - é urgente transicionar da economia baseada em combustíveis fósseis para uma economia de baixo carbono, alimentada por fontes de energia sustentável.

O balanço global é o resultado central da COP28. Ele deve ser usado como guia pelos 198 países signatários na elaboração dos novos planos nacionais de descarbonização (NDCs). A recomendação é fazer NDCs mais "agressivos", para manter a meta de cortar 43% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 (comparadas com 2019), e chegar a 2050 com zero emissões, mantendo o aquecimento global abaixo de 1,5 °C.

O problema é que nenhum dos países correu o suficiente. O relatório preparado pela ONU antes da COP28, analisando 195 NDCs, mostra, segundo o Secretário Executivo da ONU para as Alterações Climáticas, Simon Stiell, "que as nações deram apenas pequenos passos" para atingir os objetivos de 2030. Com eles, chegaríamos ao final da década com uma redução de só 2% sobre as emissões de 2019.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Softys alia IA com inteligência natural para avançar em projetos de sustentabilidade

Sustentabilidade

Softys alia IA com inteligência natural para avançar em projetos de...

Cristóbal Somarriva explica como a gigante do setor de higiene está se adaptando aos desafios da sustentabilidade, buscando soluções inovadoras e inclusivas, e comprometendo-se com uma mudança profunda que vai além dos negócios

Wildfire Techs: Startups combatem fogo com tecnologia

Startups

Wildfire Techs: Startups combatem fogo com tecnologia

Com os incêndios florestais afetando diversas regiões no mundo, várias startups estão criando tecnologias para prever, detectar e combater esses incêndios

Brasil tem oportunidade de liderar diálogo global de energia e clima

Tendências

Brasil tem oportunidade de liderar diálogo global de energia e clima

O país é pioneiro na transição energética com uma matriz de fontes sustentáveis que deve crescer com novos investimentos

Aquecimento global: ar-condicionado responde por 3% das emissões de CO2

Sustentabilidade

Aquecimento global: ar-condicionado responde por 3% das emissões de C...

Com mais de 2 bilhões de unidades em todo o mundo, o que preocupa é que a tendência irá aumentar cada vez mais, podendo chegar a 5 bilhões em 2050.

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser a mais verde da história

Sustentabilidade

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser a...

O Comitê Olímpico Internacional preparou toda a infraestrutura do evento para reduzir as emissões de carbono em 30%. O objetivo do comitê é reduzir suas emissões em 50% até 2030

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Sustentabilidade

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Os créditos que carbono estão passando por uma série de questionamentos e críticas em relação a sua existência. Será que vale a pena continuar utilizando o recurso?